O email é a ferramenta mais importante para entrega de conteúdo no B2B. O dado foi revelado no estudo Enterprise Marketing 2019 — feito pelo Content Marketing Institute. Claro que você já sabia, mas vai que você precisa de um proof point ou dois para dar um help no planejamento? =)
Das 236 empresas entrevistadas no estudo, ao menos 93% disseram distribuir conteúdo por e-mail — das outras ferramentas, 91% utiliza as mídias sociais e outros 67% fazem a produção de blogs.
Deixando o lead bem gordinho
O email também foi usado por 83% dos respondentes para nutrição. Isso significa que a conversa iniciada na captura do lead continua no email. Lembrando, claro, que essa conversa precisa fazer sentido para o lead, e não adianta muito ficar dourando a pílula da empresa. Já faz tempo que essa conversa de cerca-lourenço não vende nem agulha de costura.
E por aqui?
No Brasil, a plataforma de email também é queridinha do Marketing. Na Pesquisa O Status do Marketing B2B de 2018, as plataformas de email marketing aparecem como as mais utilizadas, sendo citadas por 83,3% dos usuários.
LinkedIn lidera no BR
Na classificação dos canais em termos de relevância, o destaque é o LinkedIn, que foi classificado como muito relevante por 45,9% dos usuários. Em seguida, aparecem as newsletters e e-mail marketing, classificadas como muito relevantes por 33,3% dos participantes do estudo. O Facebook, apesar de ser um dos principais canais de distribuição de conteúdo, é citado como muito relevante por apenas 20,2% dos usuários.