O Instagram é a rede social campeã em engajamento e a favorita para branding. Se seu objetivo é se aproximar mais do seu cliente e promover sua mensagem usando uma linguagem mais humanizada e descontraída, o Instagram é essencial para sua estratégia de marketing digital.
As taxas de engajamento na rede social são de, em média, 1,12% do total da audiência. O número é bem maior que o apresentado pelo Facebook (0,41%) e pelo Twitter (0,14%).
Confira o que será tendência no Instagram em 2016:
Mudanças nos algoritmos
Atualmente o Instagram exibe o conteúdo na ordem cronológica, sem influência de algoritmos. A tendência, porém, é que a rede social adote a mesma abordagem do Facebook na exibição do feed.
O Twitter, que também exibia tweets em ordem cronológica, também já está testando alguns algoritmos para priorizar os melhores conteúdos e aumentar os níveis de engajamento. Resta aguardar para saber como as mudanças no Instagram vão impactar o alcance do conteúdo produzido.
Cenas dos bastidores
Em relação ao conteúdo, as marcas devem ficar cada vez menos promocionais na rede social. Nada de exagerar nas fotos de produtos! Para humanizar a marca, vale compartilhar momentos dos bastidores e mostrar que há uma história e um grupo de pessoas por trás do que é vendido.
Se você vende roupas, por exemplo, publique fotos dos tecidos usados, vídeos de funcionários trabalhando em um evento importante ou registros dos momentos de chegada dos produtos. Isso ajuda a gerar identificação com a marca e mostra que a empresa tem muito mais a oferecer além de um bom produto.
Use a linguagem certa nos anúncios
As opções de anúncio no Instagram são muito efetivas, mas é importante lembrar que os anúncios devem conversar com os usuários assim como um post orgânico. Por isso, invista em boas imagens e não exagere no lado promocional. É possível incluir CTAs como “Acesse aqui” ou “Saiba mais”, mas nada muito diferente disso.
Interaja com os seguidores
O engajamento com os usuários é essencial em todas as plataformas de mídias sociais, mas principalmente no Instagram. Não basta apenas responder aos comentários, é preciso dedicar tempo à busca por hashtags estratégicas, participar das conversas sobre a marca e encontrar influenciadores. Também é importante compartilhar ações relacionadas à marca, seja um usuário usando seu produto ou um influenciador promovendo um lançamento. Isso mostra que a empresa não está lá só pela audiência e também se preocupa com o usuário.