A criação de um ótimo conteúdo é obviamente uma parte importante de qualquer plano de marketing de conteúdo, mas seu trabalho não termina assim que você clica no botão de publicação. Se esse conteúdo trouxer algum benefício, as pessoas precisam realmente lê-lo e, portanto, sua estratégia de promoção de conteúdo é tão vital quanto as fases de pesquisa e produção de conteúdo.
O número de maneiras de promover seu conteúdo é quase ilimitado e está crescendo o tempo todo. A chave para a promoção de conteúdo de sucesso não é apenas seguir os mesmos métodos antigos que todos os outros usam. Sim, por todos os meios, publique seus artigos em sua página no Facebook, mas você também deve fazer algumas pesquisas para descobrir onde seu público passa seu tempo online e investigar outros canais não tão óbvios que podem ajudá-lo a alcançar um novo público.
Entenda seu público
Antes de começar sua estratégia de promoção de conteúdo, é importante fazer uma pesquisa com seu público atual para descobrir aspectos fundamentais, tais como gênero, localização, dispositivos usados pra navegação, redes sociais mais usadas entre outros.
Você pode reunir essas informações do Google Analytics, suas análises de mídia social e seu software de marketing por e-mail. Isso deve fornecer uma boa base para ajudá-lo a entender qual de seu conteúdo atual tem melhor desempenho e exatamente para quem está escrevendo.
Mídias sociais
É claro que todo plano básico de promoção de conteúdo envolve as mídias sociais. Também, pudera: com mais de 3 bilhões de usuários ativos de mídia social em todo o mundo, e mais de 40% dos usuários de mídia social dizendo que seriam mais propensos a comprar de marcas que fornecem conteúdo educacional útil, não é de admirar que as mídias sociais sejam uma grande parte das estratégias de promoção de conteúdo.
Existem centenas de redes de mídia social e não é possível nem eficiente, mesmo para grandes marcas, tentar usar todas elas. Para a maioria das empresas, faz sentido escolher algumas redes sociais para se concentrar, e o primeiro passo na criação de uma estratégia de marketing de mídia social é escolher quais plataformas fazem mais sentido para o seu negócio.
Apesar dos rumores de sua morte nos últimos anos, o Facebook ainda é o vencedor em termos de números. Dependendo do país, o Facebook é responsável por cerca de 70% a 90% do tempo gasto nas redes sociais mais populares.
Por esse motivo, a maioria das empresas escolhe o Facebook como uma das redes sociais nas quais se concentra. No entanto, esta não é uma regra definitiva, e é por isso que é tão importante aprender o máximo possível sobre o seu público.
Por exemplo, o uso do Facebook está realmente em declínio nos grupos etários mais jovens, que preferem redes sociais como o YouTube, Snapchat e Instagram. Se seu público for composto por um grupo demográfico geralmente mais jovem, faz mais sentido se concentrar nessas outras redes.
Promoção de conteúdo pago nas mídias sociais
Embora as postagens padrão em seus canais de mídia social só possam ser exibidas em cerca de 1% de seu próprio público, a promoção de conteúdo pago permite que você alcance muito mais pessoas.
Outra grande vantagem desse tipo de promoção paga é que você pode segmentar seu conteúdo em grupos específicos de pessoas, se desejar. Por exemplo, você pode optar por mostrar um post específico apenas para homens entre 25 e 35 anos residentes em São Paulo, e interessados em gadgets e viagens.
Você também pode usar o redirecionamento para exibir conteúdo específico para pessoas que já interagiram com sua marca antes. Isso é comumente usado para publicidade de comércio eletrônico, mas também pode funcionar muito bem para promover conteúdo sobre tópicos específicos.
Search Engine Marketing
O SEO tende a ser usado mais para incentivar os usuários a realizar uma ação específica, como comprar um produto ou inscrever-se em uma lista de discussão, mas também pode ser usado para promoção de conteúdo mais geral.
E-mail marketing
As mídias sociais podem ser altamente eficazes para alcançar um grande número de pessoas, mas quando você quer ter certeza de que as pessoas que já demonstraram interesse em sua marca verão suas postagens, enviá-las para sua lista de e-mails pode ter uma alta taxa de cliques bem feito.
Quando você está promovendo o seu conteúdo via e-mail marketing , é vital tornar suas linhas de assunto de e-mail atraentes para que o receptor realmente abra e leia o e-mail. Mantenha o texto do corpo do seu e-mail conciso e direto ao ponto e inclua um aviso claro com um link para seu conteúdo.
Lembre-se de que as pessoas só se inscrevem na sua lista se houver algo para elas, portanto, não use sua lista de e-mail exclusivamente para promover seu próprio conteúdo. Você também deve pensar em como agregar valor a seus seguidores com ofertas especiais, benefícios exclusivos para assinantes.
Automatizando a promoção de conteúdo
As ferramentas de automação de marketing podem ajudar você a tornar sua promoção de conteúdo mais eficiente e mais eficaz.
Ao programar o conteúdo com antecedência para postar nas redes sociais e em outros canais promocionais, você não apenas economiza tempo para a equipe de marketing, mas essas ferramentas também podem identificar os melhores horários para postar o compromisso ideal.
Ao analisar o desempenho do conteúdo e o engajamento em seus diferentes canais de promoção, as plataformas de automação aprendem e aprimoram seu agendamento ao longo do tempo, e algumas plataformas avançadas usam inteligência artificial para segmentar indivíduos ou pequenos grupos de público em momentos diferentes.