Atuando a princípio apenas como um aspecto do marketing digital, hoje o SEO trabalha junto com a assessoria de imprensa, uma ferramenta ajudando a outra.
Atualmente, os assessores de imprensa buscam palavras-chave para associar a uma marca, aumentando o tráfego para o conteúdo no site e outras mídias, o que é essencialmente o SEO (Search Engine Optimization). Isso aumenta a visibilidade e aumenta a posição da página nas buscas, ajudando a alcançar o público alvo.
Escreva como um jornalista
Muitos assessores de imprensa começaram suas carreiras no jornalismo. Mas para outros, é necessário alguns cuidados para adaptar os press releases e outros conteúdos para jornalistas. Isso significa usar palavras-chave que sejam procuradas pelos jornalistas, sem deixar de lado o formato de um release tradicional usado em assessoria de imprensa, nem esquecer os dados de contato para esclarecer informações ou contatar a fonte para uma entrevista. E finalmente, incluir declarações dos executivos ou pessoas importantes da empresa – jornalistas adoram usar essas citações para validar uma história ou adicionar um toque pessoal à matéria.
Isso ajuda o SEO, espalhando a mensagem da empresa além de associar a marca às palavras-chave usadas por jornalistas e assessores.
Pense como um Millennial
Além de pensar nas necessidades do jornalista, as marcas devem considerar as necessidades dos Millennials que usam smartphones para acessar a internet. Esse aspecto tornou-se ainda mais evidente com a queda no rankeamento de páginas que não são mobile-friendly (páginas que não são adaptadas para leitura pelo celular). Garanta que seu conteúdo está otimizado para telas pequenas, ou prepare-se para ser rebaixado pelo Google.
Aproveite as tendências
Os trending topics são assuntos buscados excessivamente por um período. Por exemplo, #Lemonade foi um trending topic recente, graças ao novo álbum da Beyoncé.
Empresas podem ganhar espaço e dinheiro em cima desses assuntos, produzindo conteúdo relacionado ou que discuta o tema. Isso melhora o SEO porque as pessoas fazem buscas pelos trending topics. Assim, as marcas podem aproveitar a chance de aumentar sua visibilidade usando isso como gancho para anúncios, produtos ou soluções para o problema. Além disso, também podem adotar uma abordagem bem humorada da questão.
Há muitas maneiras da assessoria de imprensa ajudar no SEO, mas manter influenciadores e audiência em mente na hora de criar e distribuir conteúdo é o mais importante. Também é preciso saber usar esse aspecto da internet, para aproveitar o timing e usar a informação antes que a moda passe.