Seja começando um novo negócio online ou trabalhando no crescimento de uma marca que já vende milhões por ano, assegurar uma cobertura de imprensa favorável é um dos aspectos mais impactantes para alcançar novas audiências, atrair clientes e construir a marca.
Ao contrário das mídias pagas, o conteúdo jornalístico é “gratuito” e percebido com mais credibilidade que qualquer outra forma de marketing. Por isso, segundo o renomado especialista em relações públicas Michael Levine, “um artigo é cerca de 10 a 100 vezes mais valioso que um anúncio”.
Infelizmente, reconhecer o valor da assessoria de imprensa para o negócio não significa obter boa exposição na mídia. Contratar uma boa equipe de assessoria de imprensa pode fazer a diferença para melhorar a presença do seu negócio nos meios jornalísticos. Conheça algumas dicas de como iniciar seu planejamento:
Determine seus objetivos
O erro mais comum e perigoso ao dar início a uma estratégia de assessoria de imprensa é não determinar metas. Sem definir seus objetivos é provável que sua equipe de assessoria de imprensa não possa fazer nada além de te dar recomendações gerais. Além disso, sem algumas especificações é muito mais difícil encontrar profissionais especializados que entendam do mercado em que sua empresa está inserida e produzam resultados favoráveis. Quanto melhores articulados forem seus objetivos, mais eficientes será sua equipe de assessoria de imprensa.
Determine o budget
Um dos maiores enganos sobre ter um planejamento para assessoria de imprensa é pensar que apenas grandes empresas podem arcar com esse serviço. No entanto, há inúmeras opções de serviços para negócios e orçamentos dos mais variados tamanhos, confira:
– Necessidade constante
Empresas que precisam e esperam constantes aparições na imprensa e exposição suportadas por um grande número de lançamentos, anúncios e outras atividades de marketing podem se beneficiar da contratação de uma agência de assessoria de imprensa. O modelo ajuda a reduzir custos e, ao mesmo tempo, oferece acesso a talentosos e caros profissionais de comunicação. A empresa e a agência então assinam um contrato garantindo estabilidade de serviço por um semestre, um ano ou mais.
– Baseado em projetos
No caso de negócios com budgets mais modestos, a contratação baseada em projetos são boas opções. As empresas também definem os objetivos e estabelecem suas expectativas em um contrato, no entanto, ambos os lados têm mais flexibilidade para encerrar a parceria ao término da experiência ou investir em outras iniciativas, seja uma nova tática de marketing ou a fabricação de um novo produto.
Seja qual for o modelo escolhido, uma assessoria de imprensa bem qualificada é capaz de explicar detalhadamente como poderá ajudar seu negócio a alcançar seus objetivos dentro do orçamento e período definido.