Durante a VidCon 2015, em Anahein (Califórnia, EUA), a CEO do Youtube, Susan Wojcicki, anunciou vários novos produtos e um punhado de estatísticas e atualizações interessantes sobre o canal durante o anúncio. Observando que metade de todas as visualizações no YouTube ocorrem em dispositivos móveis, Wojcicki revelou que o aplicativo foi redesenhado e passará a incluir, entre outros recursos, a visualização de vídeo na posição vertical, novas ferramentas de edição e uma interface mais chamativa.
Além disso, a CEO anunciou que dois novos espaços serão inaugurados este ano em Toronto (Canadá) e Mumbai (Índia). O YouTube opera atualmente seis espaços – que servem de instalações de produção e centros educacionais para os criadores – em Los Angeles (EUA), Londres (Reino Unido), Tóquio (Japão), São Paulo (Brasil), Nova York (EUA) e Berlim (Alemanha).
Segundo Wojcicki, tais investimentos incentivam a proliferação de conteúdo e o crescimento da audiência, pois 400 horas de vídeos são enviados ao YouTube a cada minuto. Apesar do aumento da produção e envio de vídeos para a plataforma, é inevitável que alguns criadores utilizem outros recursos como o Facebook, Snapchat e Vessel. No entanto, ela afirma que o YouTube é uma espécie de base de referência. “Criadores podem tentar coisas diferentes, mas eles voltarão para o lugar que gera o maior sucesso para eles”, completa.