A assessoria de imprensa desempenha um importante papel para manter a relevância da marca, gerando diferenciação e impacto nas vendas B2B.

Muitas empresas B2B têm deixado de dar importância à assessoria de imprensa, principalmente em tempos de crise econômica, porém, as que conseguem enxergar o potencial dessa ferramenta têm maior chance de ficar a frente dos concorrentes.

Saiba como as empresas podem usar táticas de assessoria de imprensa para impulsionar o branding B2B:

Estabeleça a mensagem da marca

Sua empresa pode ter um ótimo produto ou serviço, mas, a menos que demonstre seu valor para os clientes, vai falhar na entrega de uma mensagem efetiva. A mensagem da empresa também deve ressoar na mídia para que haja cobertura pela imprensa.

Pense em frases como o “Impossible is nothing”, da Adidas, ou no “Abra a felicidade”, da Coca Cola. São mensagens que ressoam em qualquer pessoa, mesmo em que não use Adidas ou beba Coca Cola.

Posicione sua marca

Posicionar a marca envolve diferenciar a empresa. Trata-se da maneira como a organização se apresenta para o cliente, em comparação com seus concorrentes.

Para empresas B2B é importante identificar possíveis lacunas no mercado e tomar conta desse espaço. A Apple, por exemplo, se diferencia principalmente pelo destaque que dá ao design de seus dispositivos e sua interface. Os clientes Apple não procuram por qualquer smartphone, tablet ou notebook, mas por peças relacionadas a um estilo de vida específico.

Branding B2B e a imprensa

Releases podem ser uma ótima oportunidade de mostrar a marca e a maneira como ela se relaciona com o público. Não significa que os textos tenham de ser puro marketing: releases devem cativar os jornalistas com informações relevantes e, principalmente, de interesse público.

Branding executivo

O branding executivo é muito mais importante para o B2B quando se trata de posicionar a marca e a empresa. Destacar executivos chave ajuda a audiência a se identificar com a história, adicionando personalidade e face humana à empresa B2B.

Fazer com que os executivos sejam reconhecidos como autoridades em assuntos de interesse da empresa pode ajudar no posicionamento da marca. Para isso, vale aumentar a presença na imprensa por meio da divulgação de artigos assinados e exclusivos.

O LinkedIn também pode fazer parte dessa estratégia, por meio de sua plataforma de textos Pulse.

Assessoria de imprensa e marketing de conteúdo

A identidade da marca deve ser reforçada em todos os conteúdos criados pela empresa, incluindo posts de blog, artigos, releases, newsletters, vídeos, entre outros.

A assessoria de imprensa deve fazer parte desse processo, mostrando como essas mensagens são percebidas pelo público, trabalhando em possíveis maneiras de manter as opiniões sobre a marca sempre positivas.

Com Business 2 Community

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