As redes sociais são os melhores espaços para destacar seu negócio e conquistar mais clientes. Caso esteja no mercado já há um tempo, é provável que uma ou mais redes sociais já façam parte do seu planejamento ou, pelo menos, já tenham sido testadas.

Se você está em todas elas porque sente que é um aspecto importante do seu marketing, saiba que não é bem assim. Uma boa estratégia de mídias sociais não se trata de estar em todo lugar, mas apenas onde realmente importa. O mesmo se aplica a likes e followers: não se trata de quantidade e, sim, de qualidade.

Confira algumas maneiras de determinar quais redes sociais são as melhores para o seu negócio e como conquistar mais engajamento:

O sucesso deixa pistas

Antes de abrir conta em uma rede social, faça uma pesquisa para checar seu potencial para o negócio. Onde estão seus competidores? Em que sites eles estão e que tipo de conteúdo produzem? Ignore o número de seguidores e atente-se ao engajamento das páginas. A ação é útil para entender o que funciona, além de ajudá-lo a determinar quais são as melhores plataformas para sua mensagem.

Entenda seus clientes

Entender quem são seus clientes e o que eles querem é um fator chave para determinar a qual rede social se dedicar. Em muitos casos, isso pode ser determinado pela idade dos clientes, por exemplo, mas, no caso do marketing B2B, é preciso analisar os prós e contras de cada rede social para verificar qual oferece as melhores ferramentas para atingir seu público.

Depois de entender qual é a rede social perfeita para seu negócio, o que publicar? Para isso, é preciso conhecer seu público e determinar o que leva seu cliente a escolher seu produto ou serviço. Isso é essencial para determinar qual seria a melhor maneira de levar suas informações até eles. Seria por meio de vídeos? Imagens? Compartilhamento de outras fontes também são uma alternativa. Compartilhar bons conteúdos faz seus seguidores terem confiança de que sua página posta apenas o que há de melhor.

Adicione valor

Não se trata de compartilhar e postar sem parar o dia todo. Se o conteúdo não tiver importância para seus potenciais clientes, não fará diferença. Quanto mais valor tiver seu conteúdo para a vida de seus seguidores, melhor e mais rápido vai crescer seu engajamento.

Reuse e recicle

Não é preciso criar um conteúdo diferente para cada rede social. Uma mesma mensagem pode ser passada de diversas maneiras, em diferentes formatos e canais. Um vídeo, por exemplo, pode virar um infográfico, assim como um podcast pode ser transcrito e virar um texto.

Os números não mentem

Assim como números de engajamento, dados de tráfego de seu site são igualmente importantes. De quais redes sociais geralmente vem seu maior tráfego? Vem de alguma plataforma específica? Se não, o que está barrando seu desenvolvimento?

Com Entrepreneur

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