O email é uma ferramenta fundamental para a estratégia de marketing digital. Não podemos ignorar a força que o envio de uma mensagem pode gerar para o retorno financeiro de uma empresa. Então, como você consegue convencer uma pessoa a abrir um email?

Vamos começar falando sobre a assinatura. Alguns especialistas defendem que usar o nome do remetente, no lugar de enviar com a assinatura da empresa, é mais efetivo para gerar engajamento. Isso é verdade, mas cada caso é um caso. Assim, a primeira recomendação (e que vale para tudo o que você fizer em se tratando de email marketing) é testar sempre. Enviar dois e-mails idênticos, alterando apenas um elemento (pode ser a assinatura, um botão, o tamanho e tipo da fonte, etc) é uma das estratégias mais inteligentes que você pode seguir quando enviar regularmente emails para uma base. Faça questão sempre de escolher apenas um elemento que você irá testar, para descobrir posteriormente qual mudança é a mais efetiva.

O próximo passo é escolher um assunto curto e objetivo. Tendo em vista que a tendência é acessar e-mails a partir de dispositivos pequenos, o assunto que vai direto ao ponto é crucial para influenciar a decisão do usuário que recebeu a mensagem.  Ao abrir o email, outra dica que é recomendadíssima é incluir o nome do destinatário. A personalização, aliás, é constantemente reforçada por experts do mercado em email marketing. Se você consegue identificar o perfil do indivíduo que irá receber a mensagem de email, então é seu dever personalizar o conteúdo de acordo com os seus interesses, oferecendo produtos e informações relevantes para esse indivíduo.

Quando chega o momento de construir o conteúdo em si, é importante saber que “menos é mais”. Se as pessoas são bombardeadas com textos gigantescos e desorganizados, é muito provável que elas percam o interesse em ler o email rapidamente. Ao montar o email, faça questão de deixar tudo devidamente organizado, com links e botões que se realmente sejam links e botões – não há frustração maior para um usuário quando ele pensa que vai clicar em um suposto link, ou botão, que está destacado no meio do texto, só para descobrir que não há nada lá.

As imagens, mesmo no mercado B2B, assumem um papel extremamente relevante para a atração. O cuidado que se deve ter aqui é não exagerar (tanto em peso quanto em quantidade), e lembrar de não poluir com textos dentro das imagens.

Outro tópico interessante para você prestar atenção é o dia e os horários escolhidos para enviar o email. Dependendo da indústria, esse fator pode ter um impacto muito alto no número de pessoas que vão abrir o email. Como sempre, é importante testar em vários dias da semana e diferentes horários.

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