As celebridades são campeãs em números nas redes sociais e suas estratégias podem ensinar muito às empresas sobre como trabalhar o branding, gerar engajamento e awareness por meio dessas plataformas.
Conheça algumas boas práticas dos artistas nas mídias sociais que podem ser usadas com sucesso em uma empresa:
Mais proximidade e menos promoção
A audiência de plataformas como Facebook, Instagram e Twitter valoriza a sensação de familiaridade e intimidade que as redes sociais proporcionam. A cantora Taylor Swift, que tem mais de 47 milhões de seguidores no Instagram, é um exemplo disso. O perfil da cantora é repleto de fotos de bastidores, mostrando seu estilo de vida, sua turnê e seus momentos com outras celebridades amigas.
No Facebook, Vin Diesel e Dwayne “The Rock” Johnson agem de forma parecida. Apesar de usarem seus perfis para promover seus filmes, ambos compartilham uma série de histórias pessoais. Diesel compartilha fotos do ator Paul Walker, seu colega de cena morto em 2013, de tempos em tempos. The Rock já chegou a postar sobre a difícil decisão de sacrificar seu cachorro Brutus.
No Facebook, no Instagram e no Twitter, a audiência quer sentir uma conexão real com as marcas. Vale a pena deixar o lado humano brilhar por meio de fotos de bastidores da criação de produtos e das pessoas que os desenvolvem. Em vez de apenas divulgar seu produto, as marcas também podem comentar eventos atuais, temas em alta, hashtags populares, entre outros.
Interação é essencial
A cantora Taylor Swift tem uma conta no Instagram dedicada apenas às suas interações com os fãs, chamada @taylornoticed, que rastreia as curtidas e comentários de Taylor na rede social.
É importante validar seguidores por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Se a marca perceber que algum usuário usou seu produto e postou foto no Instagram, vale a pena curtir, comentar e guardar o conteúdo para repostar mais tarde. O mesmo vale para o Twitter: é preciso ficar atento ao que é postado sobre a marca para retuitar, favoritar e agradecer publicamente.
Cada plataforma é diferente
É comum o hábito de replicar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais e outros sites. As organizações, no entanto, deviam considerar a criação de conteúdos diferentes para cada plataforma.
A cantora Rihanna, por exemplo, tem uma abordagem bem diferente para Instagram e Snapchat. Enquanto o Instagram da artista é cheio de fotos glamorosas, como bastidores de campanhas, fotos de festas e outros eventos sociais, o Snapchat é dedicado à sua vida cotidiana, com vídeos mostrando a cantora fazendo compras, refeições e até tentando matar um inseto em um quarto de hotel.
No Brasil, temos o exemplo da atriz Camila Pitanga. A artista é bastante conhecida pela sua informalidade no Twitter, em que faz tweets bem humorados comentando assuntos diversos de sua vida e da mídia. No Instagram, em que a audiência é mais “séria”, a atriz posta fotos de sua intimidade usando um tom muito mais sóbrio.