Sua estratégia de assessoria de imprensa trabalha para criar relacionamentos com os jornalistas de 2016 ou 1996? É comum encontrarmos empresas com uma estratégia de assessoria de imprensa que parece voltada para as redações de 20 anos atrás, quando o jornalista fazia toda a pesquisa, escrevia e o assessor trabalhava apenas como um facilitador. Isso, no entanto, deixou de ser efetivo há muito tempo.
A quantidade de conteúdo que um jornalista deve produzir hoje é de três a cinco vezes maior que uma década atrás. A maneira como o conteúdo é disseminado também mudou: mais conteúdo agora vem de curadoria e o SEO se tornou uma parte essencial do processo.
A estratégia de assessoria de imprensa pode contribuir muito mais para agregar valor e criar relacionamento com os jornalistas, tornando seu trabalho mais fácil. Veja algumas ideias:
Envio personalizado
Muitos assessores de imprensa enviam mensagens que começam sempre com a mesma saudação, fazendo com que muitos jornalistas a ignorem. A maneira mais efetiva de chamar a atenção do jornalista é demonstrar familiaridade para, aos poucos, construir um relacionamento.
Apresente os fatos
Oferecer pautas com pesquisas e opiniões de especialistas torna o trabalho dos jornalistas muito mais fácil. Isso inclui, por exemplo, enviar links de referência para verificação. Quanto mais uma pauta esteja bem equipada, maiores serão as chances de receber atenção do jornalista e ser publicada.
Trabalhe junto com o jornalista
A assessoria de imprensa pode fazer sugestões ao jornalista para tornar seu conteúdo mais clicável, como palavras-chave e ideias interessantes para a manchete. Também é importante oferecer histórias que possam ser vinculadas à pauta oferecida. Além disso, ajude a promover o conteúdo publicado em seus próprios canais nas mídias sociais.
Mantenha o contexto
Nem tudo que acontece em uma empresa deve ser divulgado na imprensa. Quando a assessoria de imprensa insiste que tudo é importante, o jornalista entende que nada é importante. Sua estratégia de assessoria de imprensa pode incluir o envio de artigos semanais ou mensais, por exemplo, mas o melhor é só chamar a atenção do jornalista de maneira mais intensa apenas quando o assunto for de extrema importância.