Com cada vez mais empresas consolidando seus sites em um único endereço, é fundamental a gestão do SEO empresarial – SEO em larga escala, de forma assertiva. Sem uma gestão com essa visibilidade global, a sua empresa corre o risco de ser mais penalizada do que propriamente ganhar novas posições orgânicas.
Mas afinal, o que é o SEO empresarial?
SEO empresarial é a execução fundamental e estratégica de programas orgânicos em empresas de grande porte. Isso envolve o gerenciamento de projetos de SEO em larga escala para organizações com grandes sites e uma ampla gama de produtos e serviços.
O SEO empresarial também envolve gerenciamento, planejamento e estratégia das partes interessadas e alinhamento com as metas corporativas em comparação com as práticas regulares.
As cinco principais tendências do SEO empresarial
Aumento do volume de indexação de palavras-chave por conteúdo
Diversos estudos apontam que o retorno do SEO é crescente com o tempo. Claro que, para isso, é preciso também seguir uma certa higienização do conteúdo e do ambiente técnico – por exemplo – existe uma certa temporalidade para arquivos de blog, que precisam ter sua data de máquina atualizada (a data de máquina não é aquela que seu blog existe, mas a primeira data, gravada no banco de dados do seu blog).
Além disso, quanto mais “popular” se torna um link, por exemplo, mais palavras-chave daquele único conteúdo serão indexadas. Em média, ao longo de um ano, ao menos 20% mais de palavras-chave são indexadas de um mesmo conteúdo.
O envolvimento dos usuários com uma página vai gerando mais autoridade para esse determinado link. E, na medida em que surgem mais pesquisas relacionadas a essa página, elas também são exibidas para essas diferentes palavras-chave.
Atualizações de pesquisa, práticas recomendadas e algoritmos de mecanismo de pesquisa
O ritmo de mudanças tem sido cada vez maior. Veja algumas das principais alterações ocorridas em 2022:
Atualização da experiência da página
Atualizações como Page Experience/Core Web Vitals foram introduzidas para garantir que as pessoas obtenham resultados e renderizem rapidamente.
Isso significa que o SEO deve ser planejado a partir de informações baseadas em dados, SEO técnico e bom conteúdo para um excelente desempenho dos sites. Do lado técnico, isso inclui examinar a velocidade de carregamento da página, os tempos de resposta do navegador e a estabilidade do conteúdo – criando uma experiência de usuário ideal.
Melhorar a funcionalidade do site e produzir conteúdo envolvente e relevante é a chave para o sucesso no cenário atual.
Pesquisa múltipla do Google
Em abril do ano passado, o Google Multisearch trouxe maneiras interessantes para os usuários encontrarem facilmente as informações exatas de que precisam.
Por meio do Google Lens, usuários podem pesquisar com rapidez e precisão por meio de imagens ou texto, encontrando resultados relevantes instantaneamente.
Atualização de conteúdo útil
O Google lançou a atualização de conteúdo útil para ajudar a garantir aos usuários acesso aos resultados de pesquisa mais informativos e combater o conteúdo não direcionado ao usuário final.
Na medida em que a tecnologia avança com o ChatGPT, também avançam os padrões de criação de conteúdo. Ferramentas automatizadas que “geram” conteúdo semelhante agora são reconhecíveis e ineficazes.
Peças de qualidade devem ser criadas com cuidado – se houver alguma esperança de sucesso nos algoritmos sofisticados de hoje usados por mecanismos de busca populares como o Google.
Data Lakes e Business Intelligence tornam-se vitais
De acordo com a Salesforce, quase quatro em cada cinco profissionais de marketing acreditam que a qualidade e a inteligência dos dados estão entre os fatores mais importantes que impulsionam o desempenho do marketing – um KPI essencial para o profissional de marketing de pesquisa corporativa.
As tendências nas preferências e comportamentos do usuário são refletidas em como as pesquisas são feitas.
Da mesma forma, as inovações digitais e as tendências de criação de conteúdo são refletidas na pesquisa. Como resultado, estamos vendo um aumento no uso e na importância dos dados de pesquisa como fonte de inteligência comercial vital.
Com o aumento da quantidade de informações disponíveis online, os mecanismos de busca tornaram-se mais sofisticados em seus algoritmos e fatores de classificação.
Isso significa que os profissionais de SEO precisam analisar mais dados para entender como os mecanismos de pesquisa indexam e classificam.
Além disso, os profissionais de marketing precisam monitorar o tráfego do site, acompanhar o desempenho das palavras-chave e analisar o comportamento do usuário para otimizar seus sites e melhorar suas classificações nos mecanismos de pesquisa.
Os data lakes são grandes repositórios de dados brutos que podem ser processados e analisados para extrair informações valiosas e estão desempenhando um papel cada vez mais importante no SEO. Também fornecem um local centralizado para armazenar e gerenciar grandes quantidades de dados, permitindo que os profissionais de SEO acessem e analisem dados de várias fontes em um só lugar.
O SEO como parte da CX
O SEO empresarial vai além da otimização, e envolve o gerenciamento interdepartamental – e torna-se parte da experiência do cliente dentro do site que é, essencialmente, um ponto de comunicação da empresa com seu prospect potencial. Por isso, o SEO empresarial envolve outras áreas que podem abranger experiências tais como:
- Recrutamento e retenção de pessoal
- Gestão da força de trabalho
- Adoção e uso de tecnologia
- Serviços de assessoria profissional
- Gestão de contas internas e externas
- Otimização de múltiplas experiências e ativos digitais
Isso requer a utilização de insights de SEO como uma fonte inestimável de inteligência de negócios e o aproveitamento da tecnologia de automação de IA para tarefas repetitivas para liberar recursos e dimensionar com eficácia.
Além disso, as práticas recomendadas técnicas devem ser empregadas para que os sites ofereçam experiências de usuário ideais, mantendo-se atento para não otimizar demais o conteúdo em relação às diretrizes do Google.