O Google anunciou uma nova grande atualização do seu algoritmo de busca que tem sido chamada de “Helpful Content Update” [em uma tradução livre, Atualização de Conteúdo Útil]. O update vai começar a ser implementado na última semana de agosto, e terá como alvo o conteúdo que não é útil para humanos e pessoas.
A Atualização de Conteúdo Útil procura eliminar o conteúdo escrito com a finalidade de classificação nos mecanismos de pesquisa, que não ajudam ou informam as pessoas. Segundo o Google, a atualização vai impactar conteúdo que parece ter sido criado principalmente para classificar bem nos mecanismos de pesquisa. Portanto, se você tiver conteúdo com o objetivo de aumentar a visibilidade e o tráfego do mecanismo de pesquisa, poderá ser atingido.
Analistas preveem que a atualização vai mudar a forma como SEOs executam as estratégias de conteúdo daqui para frente, assim como o Panda e o Penguin mudaram a forma como os SEOs faziam as estratégias de conteúdo e link, respectivamente, uma década atrás.
O algoritmo deve levar duas semanas para ser implementado primeiramente em conteúdos de língua inglesa, mas deverá ser expandido para outros idiomas, tal como outras atualizações de algoritmo ocorridas no passado – mas ainda não há uma previsão.
Impacta todo o site
Este é um algoritmo de todo o site, ou seja, se o algoritmo de aprendizado de máquina determinar que uma quantidade relativamente alta de seu conteúdo é insatisfatória ou inútil, pode fazer com que todo o site seja afetado. Isso significa que se o seu blog tiver uma parte de conteúdo considerada inútil, não são apenas os conteúdos ruins que perderão posições orgânicas: todo o site perderá posições. Ou seja, qualquer estratégia que não seja remover o conteúdo inútil não vai resolver muita coisa.
Ainda de acordo com o comunicado do Google, “Qualquer conteúdo – não apenas conteúdo inútil – em sites determinados como tendo quantidades relativamente altas de conteúdo inútil em geral têm menos probabilidade de ter um bom desempenho na pesquisa, supondo que haja outro conteúdo em outro lugar da Web que seja melhor exibir. Por esse motivo, remover conteúdo inútil pode ajudar na classificação de seu outro conteúdo.”
A nova atualização vai derrubar sites que “enganaram o sistema”, usando conteúdo que não é útil para as pessoas, mas que são bem posicionados organicamente por causa do SEO, e não porque o conteúdo é de qualidade.
Validação de conteúdo poderá levar meses
O sistema de atualização de conteúdo útil é automatizado, e a avaliação de conteúdo é regular. Portanto, o algoritmo está constantemente analisando conteúdo e atribuindo pontuações. Mas isso não significa que, se você corrigir seu conteúdo hoje, seu site vai se recuperar amanhã. Deverá existir um período de validação e, também de acordo com o SEO Roundtable, o “Google precisa que você prove, ao longo de vários meses – sim – vários meses – que seu conteúdo é realmente útil a longo prazo.”
O classificador de conteúdo útil é executado em tempo real, continuamente. Isso significa que novos sites criados apenas para SEO devem ter a sinalização negativa aplicada desde o início. Além disso, os sites existentes podem ser afetados quando a quantidade de conteúdo criado para fins de SEO excede um determinado limite.
Os sites serão afetados ao longo de alguns meses e em diferentes graus, dependendo da quantidade de conteúdo inútil encontrado. Se o classificador determinar que o conteúdo mudou para agora ser considerado útil, e permaneceu assim por alguns meses, o peso do sinal de desclassificação será reduzido.
Como saber se o conteúdo é útil?
Abaixo, selecionamos algumas perguntas sugeridas pelo Google que podem ajudar você a determinar se o conteúdo do seu site é útil – ou não:
- O conteúdo é principalmente para atrair pessoas de mecanismos de pesquisa, em vez de ser feito para humanos?
- Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
- Você está resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?
- Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?
- Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
- Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida?
- Você decidiu entrar em alguma área de tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?
A recuperação é possível?
Se o seu site for classificado como construído principalmente para mecanismos de pesquisa, você provavelmente verá um declínio significativo no tráfego de pesquisa nos próximos meses.
O Google diz que os sites afetados poderão de fato trabalhar para remover o classificador e possivelmente recuperar suas classificações.
É importante lembrar que, se o Google vir conteúdo de SEO suficiente em seu site, o sinal em todo o site também afetará o restante do conteúdo em seu site. Veja como identificar o conteúdo que pode ser considerado inútil:
- Selecione o conteúdo que pode ser reescrito. Quanto mais conteúdo que pode ser reescrito, melhor para a indexação, pois não é preciso remover links;
- O que não puder ser salvo, precisa ser removido. Não adianta “esconder” o conteúdo em pastas, ou subdomínios. O site será afetado pelo conteúdo inútil da mesma forma;
- Trabalhe para melhorar o EAT do site para ajudar a torná-lo mais óbvio para os algoritmos do Google que o site possui e também é conhecido por ter experiência nos tópicos que abrange;
- Esclareça qual é o propósito ou foco de cada página (e certifique-se de que esse propósito seja antes de tudo para ajudar as pessoas).