A batalha por atenção tem promovido um crescimento explosivo do marketing de conteúdo.
As vendas de smartphones cresceram 800% nos últimos sete anos. São mais de 2 bilhões de aparelhos em uso, um número incrível não apenas de consumidores de conteúdo, mas de máquinas de criação de conteúdo de bolso.
Confira a seguir uma lista com tipos de conteúdo que as pessoas adoram compartilhar:
Conteúdos de “como fazer”
Textos com tutoriais, curtos ou longos, entregam o que as pessoas acham que vale a pena compartilhar.
Listas úteis
Longas ou curtas, sérias ou engraçadas, positivas ou negativas… Todos amam compartilhar listas. Um exemplo é o sucesso do site Buzzfeed.
Estatísticas e fatos
Abordar estatísticas e fatos, apresentando números interessantes, é um estímulo para que seu conteúdo seja compartilhado.
Infográficos
Infográficos interessantes e bem distribuídos podem ser um estouro em compartilhamentos. Além de garantir visualizações e compartilhamentos, esse conteúdo pode ser republicado e manter seu alcance em expansão.
Pessoas reais com histórias reais
Autenticidade e transparência são características muito valorizadas na hora de compartilhar conteúdos. Nas redes sociais, histórias reais têm um grande apelo.
Tweets com imagens
Depois que o Twitter passou a oferecer a possibilidade de incluir imagens de um jeito bem mais amigável para quem visualiza, ficou fácil multiplicar o poder do seu tweet e fazer com que ele receba mais compartilhamentos com uma imagem.
Conteúdos longos
Textos longos e profundamente apurados podem não se tornar virais mainstream, mas tendem a superar os textos mais curtos nas buscas e atingir níveis maiores de compartilhamento no setor empresarial.
Artigos ricos em imagens
A abordagem “conte e mostre” tem tido bastante sucesso na web. O Buzzfeed faz isso em praticamente todos os seus posts. Em B2B os textos devem ter muitos screenshots e exemplos.
Imagens com frases
Imagens com frases de efeito são um tipo de conteúdo bastante compartilhado.