O marketing de conteúdo é a mola propulsora da jornada do comprador B2B. Na verdade, de acordo com o Content Marketing Institute, 71% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B acreditam que a importância do marketing de conteúdo aumentou no último ano.

Embora muitos profissionais de marketing entendam que um programa estratégico de marketing de conteúdo é importante, criar conteúdo envolvente é outra história.

Para levar sua estratégia de marketing de conteúdo B2B para o próximo nível e mover seus compradores através do funil de marketing, você precisa criar conteúdo jornalístico centrado no público.

O que é conteúdo jornalístico?

O conteúdo jornalístico coloca o foco da estratégia de conteúdo na necessidade do seu público-alvo, e é totalmente diferente do conteúdo de marketing – que é centrado na marca, e na abordagem sobre produtos e serviços. Já o conteúdo jornalístico conta uma história – fornecendo contexto, respondendo perguntas, fornecendo insights, entre outros. O conteúdo jornalístico aproveita a narrativa para mover o público através do funil com conteúdo que ressoa em todas as fases da jornada do comprador.

Os compradores B2B que interagem com o conteúdo jornalístico formam conexões autênticas com a marca. Desenvolve-se um sentimento de confiança porque o conteúdo jornalístico, em sua essência, é genuíno, controlado e objetivo.

Como criar conteúdo jornalístico para o seu funil de marketing B2B

Se você está pronto para construir fidelidade à marca e mover compradores B2B através do funil, aqui estão cinco dicas para criar conteúdo jornalístico.

1.) Pense como um jornalista

Para a criação de conteúdo, responda às perguntas principais que formam um texto jornalístico: quem, o quê, onde, quando, por que e como. Pense no seu conteúdo como uma história. É preciso partilhar quem são os intervenientes, qual é o obstáculo, onde e quando este conflito está a ocorrer, porque é que o obstáculo é um desafio que precisa de ser resolvido e como as pessoas podem encontrar soluções.

2.) Escreva como um jornalista

Comece com o conteúdo que será mais interessante para o seu público-alvo. Chame a atenção do seu público com informações que abordam diretamente os desafios. Torne sua cópia digitalizável e fácil de ler. Ofereça instruções ou conselhos práticos.

3.) Crie conteúdo visual envolvente

Dê ao seu público um presente para os olhos. Ajude-os a compreender as informações com imagens que complementem a história. Explique dados abrangentes por meio de gráficos, estatísticas e infográficos. Divida grandes pedaços de texto com gráficos e citações.

4.) Permaneça objetivo

Posicionar sua marca como um líder inovador é complicado. As opiniões, mesmo que bem intencionadas, podem ser subjetivas e carecerem de contexto. Crie seu conteúdo através de lentes objetivas, fazendo sua pesquisa. O contexto é fundamental – certifique-se de pintar o quadro completo da situação. Faça uma declaração e depois apoie-a com múltiplas fontes (credíveis).

5.) Fale com pessoas, não com personas

Embora o SEO seja fundamental para sua estratégia de marketing de conteúdo B2B, apoiar-se demais no SEO e no jargão da indústria pode tornar seu conteúdo difícil de ler e sem autenticidade. O SEO levará as pessoas até a porta da sua marca, mas quando elas olham para dentro e não veem o que querem, suas taxas de rejeição aumentam.

Aproveite o poder do SEO, mas permaneça fiel à narrativa. Fale com seu público-alvo como falaria com um colega durante o almoço. Sempre que possível, use anedotas para dar vida aos conceitos teóricos. Você vende para personas, mas constrói relacionamentos com as pessoas.

Construindo um mecanismo de conteúdo jornalístico

Superamos dois obstáculos importantes aqui: entender por que o conteúdo jornalístico é fundamental para o funil de marketing B2B e entender como criar conteúdo jornalístico. O próximo obstáculo, no entanto, é muitas vezes o mais difícil de superar: a contratação de pessoal. Não é de surpreender que os melhores candidatos para o cargo sejam ex-jornalistas. Mas no competitivo mercado de trabalho de hoje, é difícil contratar internamente todos os talentos necessários para adotar uma estratégia de conteúdo jornalístico.

E mesmo que você contrate o talento certo, as solicitações ininterruptas de conteúdo de marketing podem rapidamente ocupar o tempo da sua equipe de redação jornalística. Nessas situações, muitas marcas descobrem que contratar uma agência externa de marketing de conteúdo é uma abordagem mais econômica e eficiente.

Seu público tem muitas opções quando se trata de consumo de conteúdo. Você precisa ser a marca que eles recorrem primeiro. O conteúdo jornalístico direcionará mais tráfego para sua marca e aumentará a fidelidade à marca, oferecendo conteúdo envolvente que agrega valor ao seu público.

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