Em setembro de 2023, o Google iniciou a implementação de uma atualização no sistema de Conteúdo Útil [Helpful Content, em inglês] – que traz, segundo o próprio Google, um “classificador aprimorado”. A ideia é que o rollout da atualização esteja finalizado no final deste mês.
Basicamente, atualização de Conteúdo Útil do Google visa eliminar o conteúdo criado com o objetivo de classificar bem nos motores de busca, mas que não ajuda ou informa as pessoas. Essa não é a primeira vez que o Google atualiza o seu algoritmo de busca com o objetivo de limar conteúdo inútil. A primeira mudança aconteceu em agosto de 2022 e, desde então, o Google tem caminhado no sentido de tirar conteúdo “spam” da rede.
De acordo com o Google, essa atualização tem como objetivo de tratar o conteúdo que parece ter sido criado principalmente para melhorar o ranqueamento nos motores de busca. A atualização vai ajudar a garantir que o conteúdo de baixa qualidade e não original não seja classificado em posições altas nos resultados de busca.
Portanto, se você está escrevendo conteúdo para aumentar a visibilidade nos motores de busca e o tráfego, pode ser afetado por esse tipo de atualização, e até mesmo sites em idiomas não-ingleses não estão mais protegidos contra essa atualização (finalmente).
Atualização de Conteúdo Útil: um raio-x
- Nome: Atualização de Conteúdo Útil do Google de setembro de 2023
- Data de Lançamento: 14 de setembro
- Alvos: Analisa conteúdo criado para obter uma boa classificação nos motores de busca em detrimento de ajudar os humanos
- Impacto: Afeta apenas o Google Search e Google Discover no momento
- Penalização: O Google não mencionou penalidades, mas essa atualização parece ser uma penalização para os sites que forem afetados. Essa atualização promove conteúdo útil, mas em breve também rebaixará conteúdo não útil
- Abrangência: Este é um algoritmo de todo o site, portanto, o site inteiro será afetado por esta atualização
- Não é uma atualização principal: Muitos podem pensar que esta é uma atualização principal, mas não é
- Global e em todos os idiomas: Não é mais exclusivo para conteúdo em inglês; agora abrange todos os idiomas e é global
- Impacto: O Google não divulgou a porcentagem de consultas ou pesquisas afetadas por esta atualização, mas afirmou que será “significativo”. Além disso, o Google disse que isso será mais sentido em materiais de educação online, entretenimento, compras e conteúdo relacionado à tecnologia
- Recuperação: Se você for afetado por esta atualização, será necessário revisar seu conteúdo e ver se pode melhorar com as orientações do Google listadas abaixo
- Atualizações constantes: O Google atualiza as pontuações constantemente, mas há um período de espera e um período de validação, o que significa que pode levar vários meses para se recuperar dessa atualização.
Atualizações
O Google fez algumas mudanças em sua página oficial de Conteúdo Útil, incluindo:
- Novas orientações sobre hospedar conteúdo de terceiros: Mais explicações sobre o que fazer após uma atualização do sistema de Conteúdo Útil (talvez você não precise fazer nada, ou talvez deva avaliar seu próprio conteúdo).
- Pontos sobre remoção de conteúdo ou alteração de datas: Adições à página de ajuda sobre como criar conteúdo útil e confiável para as pessoas.
- Escrito por Pessoas: O Google também fez uma mudança significativa, removendo a frase “escrito por pessoas” e substituindo-a por “conteúdo útil criado para pessoas nos resultados de busca”. Isso levanta a questão de se a inteligência artificial ou máquinas podem criar conteúdo útil.
Conteúdo de Terceiros: O Google adicionou uma seção importante sobre hospedagem de conteúdo de terceiros. De acordo com a empresa, “se você hospeda conteúdo de terceiros em seu site principal ou em seus subdomínios, entenda que esse conteúdo pode ser incluído nos sinais de todo o site que geramos, como a utilidade do conteúdo. Por esse motivo, se esse conteúdo for em grande parte independente do propósito do site principal ou for produzido sem supervisão próxima ou envolvimento do site principal, recomendamos que ele seja bloqueado para indexação pelo Google.”
Gary Illyes, do Google, acrescentou mais detalhes sobre isso no LinkedIn, afirmando: “Ouvimos (e também notamos) que alguns sites ‘alugam’ seus subdomínios ou até mesmo subdiretórios para terceiros, geralmente sem qualquer supervisão sobre o conteúdo hospedado nesses novos microsites geralmente de baixa qualidade que nada têm a ver com o site principal. Na verdade, os microsites raramente são vinculados aos sites principais, que não desejam endossar esses sites muitas vezes questionáveis. A única razão pela qual os proprietários desses microsites obscuros alugam os subespaços é para manipular os resultados de pesquisa.”
Para esclarecer, essa não é uma novidade. O Google já mencionou explicitamente o conteúdo hospedado por terceiros em 2019, conforme mostram os tweets:
O que fazer – Autoavaliação: O Google também adicionou as seguintes linhas: “Se você está produzindo conteúdo útil, não precisa fazer nada; na verdade, esse sistema pode ser benéfico para o seu site, pois é projetado para recompensar conteúdo útil.
Revisado por Especialista: O Google atualizou o documento sobre criação de conteúdo útil para adicionar a palavra “revisado” a esta linha de texto: “Este conteúdo é escrito ou revisado por um especialista ou entusiasta que demonstra conhecer bem o assunto?” na seção de perguntas sobre experiência. Ou seja, quanto mais fundo de funil, mais valor terá esse conteúdo.
Alteração de Datas: O Google adicionou a seguinte linha a essa seção: “Você está alterando a data das páginas para fazê-las parecerem atualizadas quando o conteúdo não mudou substancialmente?” na seção de evitar a criação de conteúdo orientado para motores de busca.
Adição/Remoção: O Google também incluiu a seguinte linha nessa seção: “Você está adicionando muito conteúdo novo ou removendo muito conteúdo antigo principalmente porque acredita que isso ajudará no ranqueamento em busca, tornando seu site ‘atualizado’? (Não, não ajudará).”
Nota dos Avaliadores de Qualidade de Pesquisa: O Google acrescentou uma nota esclarecedora à página: “Os avaliadores de pesquisa não têm controle sobre como as páginas são classificadas. Os dados dos avaliadores não são usados diretamente em nossos algoritmos de classificação. Em vez disso, os usamos como um restaurante pode receber cartões de feedback dos clientes. O feedback nos ajuda a saber se nossos sistemas parecem estar funcionando.”
Essas são as informações mais recentes sobre a Atualização de Conteúdo Útil do Google de setembro de 2023. Mantenha-se atualizado sobre as mudanças e certifique-se de avaliar seu conteúdo para garantir que ele atenda aos novos critérios definidos pelo Google. A criação de conteúdo útil e relevante para os usuários continua sendo a chave para o sucesso nos mecanismos de busca.