Realizar uma análise SEO para entender o posicionamento da concorrência e reconhecer quais são as lacunas da sua campanha é uma ótima maneira de iniciar um posicionanento de conteúdo mais assertivo. Por isso, selecionamos aqui as cinco principais razões a concorrência pode estar superando a sua empresa no SEO:

Não importa qual é o segmento da sua empresa, você estará sempre competindo com os outros para obter o primeiro lugar na pesquisa orgânica. E, muitas vezes, a concorrência vai sair por cima (literalmente!), não importa qual seja a estratégia adotada.

Você posta conteúdo de qualidade frequentemente, interage com seguidores e o seu site tem muitos acessos. Por qualquer motivo, você simplesmente não consegue ultrapassar seus concorrentes no ranking. Então, o que está errado?

Usando as ferramentas de SEO certas

Ter o arsenal certo de ferramentas de SEO é crucial para melhorar os rankings de busca. A questão é, porém, quais ferramentas são “as ferramentas certas”?

Um bom lugar para começar é o Google Keyword Planner. É grátis, ajuda você a identificar quais palavras-chave valem a segmentação e, se você pretende mudar para anúncios pagos, essa também é uma das melhores ferramentas.

Direcionando as palavras-chave certas

As campanhas de SEO são criadas com base nas melhores palavras-chave possíveis. Se a sua campanha não se concentrar nas palavras-chave que têm um bom equilíbrio entre tráfego e dificuldade de classificação, a campanha poderá enfrentar vários problemas.

Ambas as ferramentas da seção anterior podem ser usadas para pesquisa de palavras-chave. Com o Planejador de palavras-chave do Google, você pode inserir algumas palavras-chave genéricas relevantes para seu setor. Em troca, você verá um detalhamento de palavras-chave, sua classificação e média de pesquisas mensais.

Pequenas otimizações valem ouro

Otimizações pequenas não afetarão seus rankings tanto quanto você gostaria, mas quando você está sendo constantemente pressionado por seus concorrentes, são as pequenas coisas que fazem toda a diferença. Alguns aspectos importantes, mas menores, do seu website, que incluem os seus rankings incluem:

 Velocidade de carregamento da página. Ter um site lento é ruim por vários motivos. Os mecanismos de busca não apenas penalizam seus rankings, como também dissuadem os visitantes de visitarem seu site. Uma causa comum de carregamento lento são imagens grandes, e é por isso que é importante otimizar qualquer imagem que você usa. Outro aspecto que é muito comum são os serviços de hospedagem que não estão dimensionados para a necessidade do site. Muitas vezes, a empresa usa um servidor com uma capacidade baixa, o que afeta a velocidade.

Links quebrados. Links quebrados podem ser muito fáceis de perder. Talvez você tenha vinculado uma postagem de blog em outro site que eles removeram ou talvez você tenha migrado seu site e o sistema de gerenciamento de URL tenha sido alterado. No entanto, é importante monitorar seu site e substituir / remover links quebrados rapidamente.

 Imagens não otimizadas. Cada imagem deve ter metadados e tag alt, ser dimensionada adequadamente e ter um tamanho de arquivo razoável. Com as ferramentas de compactação de imagem, você pode reduzir o tamanho do arquivo da imagem sem comprometer a qualidade dela. Considerando quantas imagens a maioria dos sites tem sobre elas, esse é um bom hábito para desenvolver no início.

Responsividade para celulares. Dependendo de qual plataforma você usa o seu site (por exemplo, WordPress), você não deve ter nenhum problema em garantir que o seu site seja responsivo. A maioria dos temas é desenvolvida com esse recurso embutido. Mas, se você fizer alterações no código do tema durante a criação do site, isso poderá afetar a capacidade de resposta.

Se você não tiver certeza de como verificar se o seu site é responsivo para dispositivos móveis, use o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google. Isso rastreará seu website, mostrará como ele aparece em um dispositivo móvel e fornecerá comentários sobre como melhorar seu site para celular.

Ter uma estratégia de backlink

Criar backlinks não é fácil e existem algumas maneiras de fazer isso. Vale ressaltar que um único backlink de alta qualidade (em um site de certa reputação) terá um impacto significativamente maior em sua campanha de SEO do que centenas de backlinks de baixa qualidade.

Um método seria usar ferramentas de análise que conseguem mapear os  e obter uma lista dos backlinks de seu concorrente. Com essa lista, você poderá ver quais sites estão dispostos a hospedar um backlink, entrar em contato com eles e discutir os termos com eles. Como alternativa, você pode pesquisar no Google por sites relevantes para seu setor e contatá-los.

 Revisitando e atualizando conteúdo

A frase “o conteúdo é fundamental ” é popular na comunidade de marketing on-line, e é verdade. Publicação de conteúdo de alta qualidade é uma parte importante de qualquer campanha de SEO. Os mecanismos de pesquisa não apenas monitoram o conteúdo do seu site, mas um blog ativo mostra aos clientes em potencial que você dedica seu tempo para escrever e publicar informações relevantes.

Atualizar uma postagem antiga simplesmente aumenta esse ponto. Isso mostra que depois de escrever um blog, distribuí-lo e compartilhá-lo nas mídias sociais, você se preocupou em mantê-lo atualizado.

Pode ser tentador remover conteúdo antigo e escrever uma versão mais recente, especialmente quando seu foco principal é SEO. Mas abandonar o conteúdo também pode ajudar seus rankings e, se seus concorrentes estiverem revisitando seus posts antigos e os aprimorarem, isso os impulsionará no Google.

O SEO não é estático, de qualquer forma o Google faz pequenas alterações em seu algoritmo diariamente, ao mesmo tempo em que envia atualizações importantes a cada poucos meses. Além de ajustar sua estratégia de SEO para refletir essas atualizações, você também precisa considerar o que seus concorrentes estão fazendo.

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