Atualmente, muitas empresas usam as redes para divulgar seus produtos, mas nem todas tem a exata noção de como esses canais podem gerar leads e clientes. Pode ser um problema com a avaliação do retorno ou os objetivos de marketing em social media podem estar equivocados. Para avaliar se a sua estratégia de marketing B2B está correta, separamos algumas dicas.

Independente da plataforma escolhida, o Marketing B2B nas redes é mais efetivo quando foca em três objetivos:

Construir relacionamento: especialmente em redes como Twitter, Pinterest e Instagram, os clientes começam a seguir o perfil da empresa antes de pegar o telefone ou endereço. É o começo de um relacionamento, que se bem nutrido, pode levar a negócios mais valiosos para ambas as partes.

Engajamento: Começar diálogos com seus seguidores pode gerar o compartilhamento de conteúdo. Você pode mencionar pessoas e fazer perguntas, mas principalmente responda a todos os comentários e perguntas diretas. O maior erro em social media é ignorar seus seguidores.

Geração de tráfego: redes sociais podem gerar muito tráfego para o site. Twitter é o melhor para compartilhar conteúdo e links, LinkedIn para insights de negócios e o Facebook para conteúdo mais informal e divertido.

Estratégias de presença e audiência

Uma estratégia eficiente para marcar presença em cada rede social é incluir botões do Twitter, LinkedIn e Facebook em todas as páginas do site.

Para a audiência, é interessante dividir os seus seguidores em grupos de interesse, e criar posts e conteúdo dedicados a cada um desses grupos, a fim de estimular o engajamento. As redes têm maneiras diferentes de possibilitar isso: o Facebook tem grupos de interesses particulares, o Twitter possibilita que você crie listas de seguidores específicos e o Google+ usa círculos.

Estratégia de compartilhamento

Para empresas, o ideal de compartilhamento e interação em mídias sociais é um mix de planejamento e espontaneidade. É importante montar um calendário para as postagens, mas não restringí-lo a ponto de inibir os comentários do momento. Como dica, vale misturar links que 1) levem informação (estatísticas do negócio, posts de “how to”), sempre pensando em construir relacionamento; 2) links com seu próprio conteúdo, como posts de blog, vídeos, infográficos e artigos, mas que não promovam diretamente a venda do seu produto e 3) links de conteúdo disponibilizados por download, como eBooks e White Papers.

Métricas de Social Media

Para finalizar, é vital monitorar os resultados das ações de social media. Em alcances orgânicos, esse retorno é importante para avaliar o que funciona ou não. Também é importante verificar como as redes sociais contribuem para a preferência da marca, SEO e retenção de clientes. Quando a divulgação por social media é feita com anúncios pagos, esse retorno deve ser medido como em qualquer campanha de marketing.

Diversos materiais já foram disponibilizados sobre o assunto. Esse é o pontapé inicial para quem não tem ideia de como conduzir o marketing B2B para a sua marca ou empresa, ou ainda não sabe se seus esforços estão na direção certa.

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