Muitas vezes as equipes de vendas têm apenas alguns membros, que são responsáveis por atender ligações, conhecer clientes, prospectar e nutrir leads. No entanto, se seu time precisa fazer horas extras para lidar com todas essas funções, principalmente prospectar e nutrir leads, é possível que esteja exausto.

Felizmente, o marketing de conteúdo pode funcionar como um complemento ao time de vendas, auxiliando em algumas áreas chave. Descubra quais:

Nutrir leads por meio de pequenas campanhas

Considere incorporar conteúdo de alta qualidade a campanhas por e-mail. Isso ajuda no processo de nutrir e qualificar leads para que a equipe possa se voltar apenas para os mais qualificados. Invista em conteúdos que educam, engajam e ofereçam algo valioso ao leitor.

Por exemplo, imagine que alguém visitou um site e se interessou em saber mais sobre um serviço, mas não está pronto para comprar. Em vez de desperdiçar o tempo do time de vendas fazendo-o ligar para um lead não qualificado, encoraje o potencial cliente a fazer download de um de seus whitepapers para aprender mais sobre os desafios do mercado e como sua empresa pode ajudar. Depois de fazer download, ofereça a oportunidade de cadastrar seu e-mail em uma lista para receber dicas semanais. Apenas depois de ler alguns e-mails e expressar interesse, a equipe de vendas pode entrar em contato.

Racionalize o processo de Q&A

Ninguém gosta de responder a mesma pergunta várias vezes, especialmente uma equipe de vendas. Em vez de postar uma página de FAQ em seu site, crie artigos que respondam às questões mais comuns de maneira aprofundada. Então, quando um lead fizer a mesma pergunta, envie um link com a explicação. Além de economizar o tempo, a ação adiciona credibilidade à empresa.

Prospecção de novos leads

Não subestime o valor do conteúdo para atrair leads. Publicando artigos em publicações externas que linkam de volta a posts de um blog relevante, é possível criar funis naturais que direcionam prospects de volta à sua marca.

Uma vez que os prospects se engajaram com o conteúdo do blog, ofereça um conteúdo fechado, como um whitepaper, como próximo passo o acesso a uma informação mais específica. Assim, continue a nutri-lo com campanhas informativas personalizadas. O funil de conteúdo vai desenhar o tipo certo de lead e manter o pipeline do time de vendas cheio de leads qualificados.

Como criar conteúdo que atrai leads qualificados

Entre as estratégias por trás do sucesso do conteúdo, estão ações como:

  1. Contribuir com artigos externos a publicações segmentadas online;
  2. Publicar conteúdo atualizado e altamente qualificado;
  3. Oferecer conteúdo fechado, como whitepapers e ebooks;
  4. Explorar campanhas e newsletters para continuar nutrindo leads quando eles fizerem download de algo ou preenchem um formulário
  5. Dedicar a equipe de vendas a identificar os leads mais qualificados e entrar em contato. Adicionar o toque humano ao funil do conteúdo é um dos maiores diferenciais.

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