A geração de leads e a construção de um pipeline são estágios essenciais do desenvolvimento de um negócio rentável. Mas isso pode ser um desafio!
A vantagem de investir intensamente em campanhas e iniciativas de marketing de conteúdo é, frequentemente, a obtenção de altas taxas de conversão. No entanto, também pode ser uma experiência frustrante. Ainda que uma pequena diferença signifique um grande passo a longo prazo, a curto prazo, o processo pode ser árduo.
Se falta inspiração para novas maneiras de impulsionar a geração de leads, conheça algumas:
Construa uma presença nas mídias sociais
Pode parecer óbvio, mas os custos com mídias sociais são praticamente zero, a menos que você invista em advertising.
Para o varejo, por exemplo, é importante enfatizar particularmente o marketing visual por meio de plataformas como Pinterest e Instagram para atrair os olhares de consumidores e prospects. Compartilhe fotos atraentes, não apenas dos seus produtos e serviços, mas também de sua equipe, eventos corporativos e outros aspectos do seu negócio que possam interessar a potenciais leads. Compartilhe também artigos e vídeos em outras mídias sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.
No caso do marketing B2B, os prós e contras de cada rede social são mais evidentes para cada tipo de negócio, pois cada uma oferece as melhores ferramentas para atingir um público específico. O LinkedIn, por exemplo, é destaque por oferecer uma base de usuários formada principalmente por profissionais de negócios. Mesmo gerando poucos cliques, os contatos são bem mais qualificados.
Aumente as oportunidades de inscrição para receber conteúdo
O senso comum dita que, se seu site oferecer mais oportunidades de inscrição para receber seu conteúdo (uma audiência bem mais qualificada), haverá mais inscritos. No entanto, não precisamos depender apenas dos tradicionais formulários de inscrição na barra lateral ou ao final de cada post.
É possível transformar qualquer conteúdo em uma oferta de inscrição. A chave é tornar a oferta tão atrativa que os visitantes não possam deixar de fazer download dos recursos disponibilizados. PDFs, ebooks, reports, white papers, webinars, demos e outros conteúdos podem ser alavancados e, aumentando o número de ofertas, ainda é possível testar quais gêneros agradam mais os seus internautas.
Além disso, mesmo os leads com maior potencial vão abandonar seus formulários se não forem fáceis de preencher. Por isso, elimine o máximo de campos de texto e torne o preenchimento o mais rápido possível. Há uma série de tecnologias que podem te ajudar e facilitar esse processo.
Desenvolva uma página de erro personalizada
Você se surpreenderia com a quantidade de visitantes que vão parar em uma página de erro (404 page) por causa de um link ultrapassado ou uma página perdida. Isso pode ser uma oportunidade de geração de leads. É possível, por exemplo, oferecer um formulário de inscrição, dar informações sobre um novo produto ou qualquer outro dado que queira promover. É uma ótima maneira de transformar uma experiência decepcionante em uma interessante.
Com Entrepreneur