Há muitas ações que podem impactar positivamente a estratégia do time de vendas de uma organização. Contratar bons profissionais é um dos primeiros passos para ter um bom desempenho em vendas, mas bons processos também são essenciais para que os funcionários possam dar seu melhor e entregar os resultados necessários.
Confira algumas boas práticas para desenvolver um time de vendas de sucesso:
Induza e treine
Induzir e treinar um executivo de vendas não são sinônimos. Uma boa indução ajuda os profissionais a entenderem a empresa, sua cultura e as expectativas em relação a ele. O treinamento, por outro lado, prepara o indivíduo para executar o trabalho.
Alinhe-o aos alvos do negócio
Certifique-se de que o time de vendas tenha uma visão ampla e uma explicação aprofundada de quais são os alvos do negócio e como eles devem ser alcançados, não apenas em termos de vendas, mas ao longo de todo o negócio. A equipe de vendas deve entender como toda a empresa trabalha por ela e qual é o seu papel nos desafios enfrentados.
Meça o valor do tempo de vida do cliente
Em muitos casos, o valor de uma venda inicial se torna irrelevante. Em vez disso, entender quanto cada consumidor vale ao longo de todo o relacionamento é uma métrica importante. Uma empresa com 50 clientes que compra um software que deve ser renovado todo ano pode valer bem mais que uma instituição com 500 clientes, mas cujo serviço comprado só precisa ser renovado a cada 10 anos.
Identifique os bloqueadores de venda no funil
Cerca de 75% dos prospects precisam de expertise técnica antes de ocorrer a conversão. Integrar o time de suporte para remover bloqueadores de funil e assessorar melhor os novos clientes pode render resultados impressionantes.
Dedique-se ao pós-venda
A concretização de uma venda não significa o fim do jogo. Quando um prospect se torna cliente, executivos de venda deve direcionar a utilização de bens e serviços para criar defensores da marca e criar novas oportunidades.