Já chegou aqui em terras brazucas o rollout da atualização do Facebook Ads que permite ao marketing B2B fazer anúncios bem segmentados — uma mudança muito importante para quem trabalha especificamente com B2B, e penou durante anos para fazer campanhas que fizessem sentido para esses públicos (além, é claro, de ter que lidar com as fazendas de cliques, a entrega de anúncios para qualquer público – a lista de mazelas do Facebook para o B2B é longa).

Os novos públicos podem ser acessados na página de setup dos anúncios, em Direcionamento detalhado. As opções, que podem ser acessadas em Dados Demográficos/ Ocupação/ Setores, aparecem como “funcionários de grandes empresas B2B”, além das novas opções com foco em serviços de TI e tomadores de decisão em TI. Em negócios gerais, é possível optar pelos ‘Tomadores de decisão empresariais”.

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Quem precisa segmentar novas empresas, também consegue. Ainda no Detalhamento de Público, há novas opções dentro de Comportamentos/Atividades Digitais:

Tamanhos dos novos públicos B2B no Facebook Ads

Fizemos um filtro bem amplo – selecionando o público no país inteiro, com as idades entre 18 e 65 anos, e obtivemos os seguintes números para cada segmentação:

  • Funcionários de grandes empresas B2B (mais de 500 funcionários) – entre 15 e 17,9 milhões
  • Funcionários de empresas médias B2B (200 a 500 funcionários) – entre 10 e 12,7 milhões
  • Funcionários de pequenas empresas B2B (de 10 a 200 funcionários) – entre 14,9 e 17,5 milhões
  • Nova empresa ativa (< 12 meses): Entre 309 mil e 364 mil
  • Nova empresa ativa (< 6 meses): Entre 209,2 mil e 246,1 mil
  • Nova empresa ativa (< 24 meses): Entre 587,1 mil e 690,7 mil

 

Os segmentos baseados na tomada de decisão parecem ser os mais úteis – mas em campanhas de produtos e serviços para TI, é possível usar os públicos específicos. Não está muito claro porque especificamente o Facebook segmentou com mais precisão apenas os públicos de Tecnologia, deixando para trás outros setores industriais.

Os segmentos de tomadores de decisões de negócios são um pouco mais amplos e não parecem estar isolados de setores intimamente relacionados. Portanto, nesse ponto, essa segmentação pode ser útil se o produto/serviço anunciado pode ajudar as empresas em geral, independente do segmento.

Não está claro exatamente como os segmentos para administradores de novos negócios são construídos e, obviamente, são públicos muito maiores – mas esses segmentos podem ser testados, caso o produto/serviço a ser anunciado está relacionado com empresas mais jovens.

Anunciantes B2B sempre sofreram com os CPCs muito altos do LinkedIn. Se a Meta puder fornecer públicos B2B de maior qualidade a preços mais baixos, isso poderá representar uma séria ameaça ao LinkedIn, já que a atividade do usuário no Facebook e no Instagram é muito maior do que no LinkedIn. No entanto, a qualidade do público profissional tem sido um desafio para a Meta, já que os usuários muitas vezes mentem ou simplesmente não fornecem qualificações profissionais e detalhes precisos na rede.

Se os algoritmos da Meta puderem identificar com precisão os públicos-alvo acima, eles poderão fornecer uma alternativa muito necessária à publicidade do LinkedIn para B2B.

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