Assim como as tendências em web design mudam e evoluem com o tempo, o mesmo ocorre com as práticas recomendadas de SEO — e se tem uma coisa que muda a todo instante são as técnicas utilizadas, devido às constantes alterações nos fatores de ranqueamento do Google. Na realidade, as mudanças ocorrem — com maior volatilidade — nos fatores de classificação dos links e nas posições exibidas nos resultados – as famosas SERPs.

Ninguém (exceto talvez o próprio Google) tem uma bola de cristal que possa dizer com certeza quais serão esses fatores de classificação para 2022. Mas ainda podemos avaliar os dados disponíveis, observar as tendências atuais e usar os materiais publicados pelo Google como um guia.

Uma coisa importante a saber: o Google usa cerca de 200 sinais de classificação para determinar como classificar os sites. Mas publicar conteúdo otimizado para todos os 200 desses sinais? Impossível. Felizmente, nem todos esses sinais são igualmente importantes, e você pode otimizar seu conteúdo em torno dos fatores que exercem maior influência.

Por isso, preparamos uma lista com os principais fatores elencados pelos maiores especialistas de SEO – para ajudar você a se concentrar no que realmente importa no Marketing B2B.

Os fatores de ranqueamento essenciais para 2022

Conteúdo relevante e de alto valor

O Google recentemente confirmou que seu algoritmo baseado em IA, RankBrain, é o terceiro fator mais importante na decisão de onde uma determinada página da web termina nos resultados de pesquisa. O RankBrain analisa a atividade do usuário com listagens de pesquisa em uma tentativa de quantificar sua relevância e qualidade. Por exemplo, se um usuário clica em uma página que fornece informações úteis e permanece na página por vários minutos, é provável que isso resulte em uma classificação mais alta do que uma página fina que não é útil ou tem uma alta taxa de rejeição.

Palavras-chave ainda são importantes – você precisa se certificar de incluir palavras-chave relevantes em seu conteúdo para que apareçam nos principais resultados de pesquisa dessa palavra-chave específica. No entanto, os algoritmos do Google agora são muito mais sofisticados para julgar se o seu conteúdo está realmente cobrindo um tópico de forma relevante ou apenas adicionando algumas palavras-chave.

O que é realmente valioso sobre o RankBrain é que ele elimina o conteúdo cheio de palavras-chave dos principais resultados do SERP. Em vez disso, ele classifica o conteúdo que fornece o conteúdo mais relevante, de alta qualidade e de alto valor para aquela consulta específica. Como resultado, realmente não existe uma maneira testada e comprovada de otimizar o próprio RankBrain.

Backlinks de alta qualidade

Backlinks são, sem dúvida, o fator mais importante que influencia diretamente suas classificações. Eles são a base do PageRank, que está no cerne do algoritmo de classificação do Google. Embora o PageRank em si não seja atualizado há vários anos, o Google confirmou bem depois da última atualização que ainda o usa.

Backlinks ajudam o Google a avaliar sua autoridade e também ajudam outros usuários da web a encontrar seu conteúdo. Além de criar conteúdo de alta qualidade, você também precisa ter uma estratégia de criação de links bem planejada.

A qualidade ainda é o foco sobre a quantidade. Embora seja verdade que quanto mais links você tiver, melhor, seu foco deve ser a construção de links de sites de alta qualidade e autoridade.

Palavras-chave ainda?

As palavras-chave não são mais o princípio e o fim de tudo que eram quando se trata de SEO, mas ainda são muito importantes . Na verdade, o que realmente mudou não é a importância de usar palavras-chave, mas a estratégia para usá-las.

Sabemos pelas mensagens do Google em torno do RankBrain e alguns outros fatores (que veremos em breve) que a IA por trás dos algoritmos do Google está ficando mais inteligente e eles esperam mais dos criadores de conteúdo do que conteúdo repleto de palavras-chave, mas sem valor real.

Hoje, você pode usar a análise de palavras-chave para desenvolver seu plano de conteúdo e encontrar tópicos relevantes para seu público. Você também pode posicionar palavras-chave em seus títulos, cabeçalhos e corpo de texto para ajudar a impulsionar suas classificações. Mas você não pode depender apenas de palavras-chave.

Na verdade, se você sentir que está forçando uma palavra-chave a entrar em um lugar específico em seu conteúdo, provavelmente está. A qualidade vem em primeiro lugar com o posicionamento da palavra-chave em mente. Os dois devem trabalhar lado a lado para gerar melhores resultados de classificação.

Autoridade do Site

O Google emprega agentes humanos para avaliar a qualidade dos SERPs e das páginas que constituem a primeira página de resultados de várias pesquisas. Ele publica diretrizes (estão disponíveis publicamente aqui ) para esses avaliadores de pesquisa seguirem ao classificar a qualidade e relevância dessas páginas.

Essas diretrizes confirmam que experiência, autoridade e confiabilidade – também conhecidas como sua classificação EAT – são um fator importante na classificação das páginas, especificamente aquelas que se enquadram na categoria “seu dinheiro ou sua vida” (geralmente sites que oferecem aconselhamento jurídico ou de saúde processar transações financeiras).

Por esse motivo, é importante demonstrar sua autoridade em seu nicho para o Google e para seu público. Isso pode ser algo que você pode fazer imediatamente, publicando biografias de autores com qualificações ou experiência relevantes, ou pode ser algo que você construiu ao longo do tempo publicando conteúdo excelente e ganhando a reputação de ser uma fonte confiável.

Estrutura do site e UX (sempre meio esquecida)

Publicar conteúdo da web de alta qualidade não causará impacto se for impossível para os usuários e os rastreadores do site do Google navegar no seu site. Por esse motivo, você precisa se certificar de que seu site foi construído em torno de uma estrutura hierárquica clara e coloca o foco na experiência do usuário.

Uma boa experiência do usuário significa que os pesquisadores provavelmente ficarão por aqui para explorar seu site por mais tempo. Este é um sinal positivo para o Google de que seu site é útil e deve ser recompensado com uma classificação elevada.

Você pode garantir uma estrutura de site compatível com SEO voltando ao básico: mantenha seus URLs curtos e certifique-se de que incluam suas palavras-chave, implemente uma navegação intuitiva e simples, elimine páginas de conteúdo duplicadas em seu site e inclua um mapa do site.

Otimização para celular

O Google agora implementou a indexação que prioriza o celular, o que significa que a versão para celular de muitos sites é considerada mais importante e útil do que a versão para desktop. Isso faz sentido, visto que mais da metade de todo o tráfego da web é gerado por meio de dispositivos móveis e a participação do Google nas consultas dos mecanismos de pesquisa é de 96%.

O que isso significa é que é hora de ir além das estratégias compatíveis com dispositivos móveis que aprendemos no passado e focar na otimização total para dispositivos móveis e no design responsivo. Resumidamente:

  • Os sites otimizados para celular funcionam para usuários de celular, mas foram desenvolvidos para usuários de desktop
  • Os sites otimizados para celular são projetados para pesquisa em dispositivos móveis e reformatados de acordo
  • Responsivo móvel (ou design responsivo) se adapta ao dispositivo do usuário, reformatando e reestruturando com base no dispositivo e no tamanho da tela

O design responsivo ainda é a melhor solução. Para entender melhor como seu site se compara aos padrões de design móvel e onde precisa ser melhorado, você pode usar a ferramenta de teste de usabilidade móvel do Google .

Velocidade do Site

Você já clicou em um resultado do Google, esperou alguns segundos para que ele carregasse e voltou para outro resultado que carregará imediatamente? Você não está sozinho — hoje, os usuários querem velocidade.

Isso pode ser atribuído principalmente às mudanças na forma como usamos os mecanismos de pesquisa. Na medida em que as taxas de pesquisa móvel e por voz disparam, as pessoas usam cada vez mais os mecanismos de pesquisa para encontrar respostas rápidas às suas perguntas ao longo do dia, mesmo (e especialmente) quando estão em trânsito.

Como resultado, é vital que você otimize seu site para ser o mais rápido possível. Reduzir até mesmo alguns microssegundos do tempo de carregamento do seu site pode fazer uma diferença significativa em sua classificação.

Se você está planejando uma atualização de site para 2022, certifique-se de que a velocidade esteja no topo de sua lista de prioridades quando se trata de desenvolvimento. Caso contrário, há muitas outras coisas que você pode fazer para acelerar o seu site existente, incluindo compactar imagens e usar um CDN.

Você também pode usar a ferramenta Google PageSpeed ​​Insights para ver a velocidade de carregamento do seu site e encontrar dicas para acelerá-lo.

Segurança de Domínio

Se você ainda não mudou de http para https, agora é definitivamente a hora de fazer isso. A segurança do seu domínio está ligada à sua confiabilidade – um dos principais contribuintes para a classificação do EAT e os principais fatores que o Google usa para classificar o seu conteúdo. O Google não deseja enviar seus usuários a um site que pode não proteger seus dados ou ser prejudicial de alguma forma.

Ter um certificado SSL é, obviamente, essencial para sites de comércio eletrônico, mas agora não é mais um extra opcional para sites mais gerais que coletam qualquer tipo de dados do usuário. Pelo menos aqueles que desejam se classificar.

E já que estamos no assunto, talvez adicione um pouco de segurança de domínio extra de seu provedor de domínio. Proteção DDoS e CDN, bem como ferramentas que procuram anomalias de SMTP são uma ótima ideia.

Metadados

Já mencionamos o RankBrain e como ele usa o tempo gasto em uma página como uma medida de sua relevância e qualidade para cada pesquisador. O RankBrain também analisa outro fator – a taxa de cliques.

A taxa de cliques mede o número de usuários que clicam em seu site depois de ver os resultados de suas pesquisas. Este fator não tem nada a ver com a qualidade do seu site, pois eles ainda não o viram. Mas depende de quão relevante é o seu conteúdo para a pesquisa deles e quão atraente é o seu link.

O que isto significa? Criar títulos e meta descrições matadoras é essencial. Lembre-se de que você pode criar o melhor conteúdo do mundo, mas se ninguém o vir você não chegará a lugar nenhum.

Listagens de negócios

O SEO local cresceu em importância nos últimos anos. Como os pesquisadores móveis continuam a dominar, qualquer empresa que tenha uma presença física deve se concentrar em seu SEO local para obter melhores resultados em nível nacional e global.

Uma estratégia de SEO bem-sucedida possui muitas facetas, mas uma das mais importantes e mais simples é garantir que sua listagem do Google Meu Negócio esteja configurada e otimizada e que suas informações comerciais sejam listadas corretamente nos diretórios locais relevantes.

O Google usa essas informações para decidir quais empresas aparecerão no pacote de 3 do Google – as três empresas locais que aparecem como resultado em destaque no topo de uma pesquisa local. Os diretórios de negócios também enviarão mais tráfego para o seu site e aumentarão o número de links recebidos.

Snippets em destaque

Snipp destaque  são breves trechos que aparecem no topo de um Google SERP para responder rapidamente uma consulta do usuário. Eles obtêm cerca de 8% de todos os cliques relacionados a uma determinada consulta de pesquisa.

fatores de ranqueamento do google

Não há uma maneira de conseguir inserir o conteúdo do seu site em um snippet em destaque, mas garantir que seu conteúdo seja de alta qualidade e relevante, verificá-lo no Google Search Console e permanecer consistente com a publicação de seu conteúdo ajudará você a aumentar suas chances. Às vezes, também requer paciência, à medida que sua marca desenvolve autoridade e sobe no ranking de pesquisa.

Quando você ganha um snippet em destaque, pode esperar um grande aumento na visibilidade, autoridade da marca e tráfego orgânico.

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