Search Engine Journal publicou nesta terça-feira (18) a informação de que uma atualização dramática no algoritmo de busca orgânica pode estar a caminho nos próximos dias. Na realidade, o Google teria publicado um trabalho de pesquisa descrevendo uma nova forma de melhorar a classificação das páginas web – e que faz mudanças significativas nos algoritmos de redes neurais profundas que calculam a relevância.

novo algoritmo discute um método de classificação de páginas da Web chamado Groupwise Scoring Functions.

De acordo com o site, não há uma confirmação oficial do Google – mas especialistas especulam que ele já esteja em uso.

Dentro da estratégia do Google

O documento publicado pelo Google mostra que o gigante das buscas agora está preocupado em entender as pesquisas, bem como as páginas web. O trabalho de pesquisa começa observando que algoritmos de aprendizado de máquina rotulam e dão valores a páginas da web individualmente, cada página da Web isolada de outras páginas da web. Em seguida, os algoritmos classificam as páginas da Web em concorrência com as outras páginas da Web para descobrir qual página da Web é mais relevante.

O trabalho de pesquisa propõe então que, considerando a idade de todas as páginas relevantes da web, pode-se dar uma pista sobre o que os usuários querem. Portanto, em vez de classificar todas as páginas da Web uma em relação à outra, revisando primeiro a idade das páginas da Web, o algoritmo de classificação pode entender melhor o que um usuário quer e escolher uma página da Web melhor.

Ainda que não se saiba se essa mudança faz parte de uma alteração de maiores proporções planejada pelo Google, é importante levar em consideração que a indexação na plataforma de pesquisa acontece cada vez menos por conta dos fatores tradicionais de classificação, como textos âncora, tags de títulos e têm cada vez menos importância.

O trabalho de pesquisa mostra, de qualquer maneira, onsiderar as semelhanças entre as páginas relevantes pode fornecer pistas sobre o que os usuários querem. Mesmo que o Google não esteja usando esse algoritmo para classificar páginas da web, o conceito é bastante útil principalmente para as empresas B2B, que se baseiam no marketing digital e no marketing de conteúdo para construir parte das suas vendas, e base de prospects.

Entre em contato

Tel: + 11 2246.3613
R. Pais Leme, 215 - conj. 418 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05424-150
SEG-SEX 09:00 - 18:00