O Google confirmou que a nova penalização –voltada para sites mobile– já está ativa. A penalidade atinge popups consideradas “instrusivas”, ou seja, aquelas janelas que acabam impedindo a navegação do usuário no mobile. Rumores sobre a possível penalização já tinham sido divulgados no ano passado.

A penalização vai afetar os sites que:

1-Contêm que abrem imediatamente após o usuário entrar na página via pesquisa do Google;

2- Obrigam o usuário a fechar a popup antes de continuar navegando;

3- Utilizem um layout cujo conteúdo “above the fold” (a primeira parte da página) simule um popup, com o conteúdo original sob a imagem.

Exclusões

A penalidade não será aplicada nos casos em que o site utilize popups para informar sobre o uso de cookies, ou para fazer alguma verificação de idade –no caso de websites voltados para a promoção de bebidas alcoólicas, por exemplo, ou cigarros.

Popups de login para acesso a conteúdo privado também não levarão o site a sofrer penalização. Banners que utilizam apenas uma parte da tela, e que podem ser facilmente fechados também não geram qualquer tipo de penalização.

A penalização não servirá somente para a busca orgânica: se você roda anúncios no Adwords, é importantíssimo que a sua página tenha um conteúdo acessível e que reflita o texto do anúncio.

Isso inclui o uso de popups para assinatura de newsletters. Se você utiliza essa ferramenta para a versão mobile do seu site, redimensione a popup de modo que ela utilize apenas uma parte da tela para este propósito. A popup também precisa ter a opção de ser facilmente fechada pelo usuário.

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