O Google anunciou no final de março que iniciou o processo “mobile-first indexing” para outros sites. Isso significa que os sites que sigam as regras para a exibição mobile terão preferência de indexação nas buscas por celular.
Essa foi a primeira vez que o Google confirmou a movimentação para um número maior de sites –o que significa que sites que não estejam com a sua versão mobile em dia vão sofrer mais um downgrade — esse movimento de “desindexação” de sites sem uma visualização mobile apropriada já aconteceu há cerca de um ano e meio atrás.
Os sites que agora estão sendo indexados no mobile serão notificados via Search Console — o anúncio do Google informa que os snippets gerados pelo Google Search serão baseados na versão mobile do site.

O que é a “mobile-first indexing”?

Basicamente, é a forma com a qual os robôs de busca do Google buscam a informação. Antes, os robôs privilegiavam a busca por sites que tinham uma boa visualização em desktop. Agora, os sites preparados para o mobile terão uma indexação orgânica melhor.

Esse movimento do Google não é à toa. Só para se ter uma ideia, a maior parte dos sites apresenta um maior número de visitas vindos do mobile, e não do tracional desktop. Mesmo no B2B, o número de usuários mobile já chega a 20% e, no B2C esse número aumenta, na medida em que a porta de entrada desses sites são as mídias sociais –como Facebook e Instagram, este último claramente se tornando um dos maiores impulsionadores do e-commerce B2C.

No B2B, embora a maioria das buscas seja feita ainda no desktop (cerca de 80%) não significa que um site que não seja “mobile-ready” será bem indexado. Pelo contrário: sites com uma tecnologia mais antiga, ou que não passaram por uma revisão nos últimos quatro ou cinco anos sofrem com a desindexação, pela preferência do mecanismo de busca por sites mais modernizados.

Para acessar a documentação do Google para desenvolvedores a respeito do mobile-first indexing, clique aqui.

Entre em contato

Tel: + 11 2246.3613
Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1748 - Cj 1710 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04571-000
SEG-SEX 09:00 - 18:00