A partir de julho próximo o Universal Analytics – a ferramenta de análise de tráfego web do Google – não vai mais coletar nenhum dado. A partir dessa data, entra em vigor o GA4 – que é a nova plataforma de coleta de métricas do Google. Claro que o ideal era ter feito essa mudança o quanto antes, para aproveitar dados e históricos. Mas se você ainda não fez, entenda porque é preciso realizar a troca. Entenda quais são as principais mudanças que o GA4 traz:
O GA4 acompanha conversões de forma distinta
Quando pensamos em termos de conversão, geralmente associamos ao passo final do prospect em direção à compra: solicitação de contato, preenchimento de formulário, solicitação de demo, entre outras ações de fundo de funil. No GA4, a configuração de conversões abarca também outros objetivos.
De acordo com o Google , uma conversão é uma atividade do usuário que você deseja acompanhar porque é importante para o seu negócio. Isso pode incluir compras, é claro, mas também downloads, preenchimento de um formulário ou leitura de um número específico de páginas.
No GA4 as conversões são rastreadas como eventos, ao contrário da versão mais antiga do Google Analytics que rastreia metas.
Lembre-se de uma coisa: no GA4, todas as conversões são eventos, mas nem todos os eventos precisam ser conversões. Você precisa informar ao GA quais eventos devem ser considerados conversões.
Algumas métricas ganharam novos nomes
O GA4 continua rastreando muitas métricas semelhantes ao Universal Analytics – algumas, entretanto, estão com outros nomes. Por exemplo, um usuário iniciante visita seu site e no UA ele é chamado de Novo usuário, enquanto no GA4 ele é chamado de Primeira visita. Ambos rastreiam a mesma ação, mas possuem identificadores diferentes. Entender essas diferenças permitirá que você mapeie sua migração do GA4 com mais facilidade.
Em segundo lugar, à primeira vista, o GA4 pode parecer um pouco intimidador, pois se aproxima mais da linguagem de codificação do que qualquer coisa no UA. As métricas agora são nomeadas com a mesma convenção geral, por exemplo, “first_visit”. Ao criar eventos personalizados para rastrear, você deve seguir a mesma convenção de nomenclatura para falar o idioma do GA4.
As conversões do GA4 substituem as metas do Universal Analytics
Quais são as diferenças entre metas no UA e conversões no Google Analytics 4?
No Universal Analytics, as metas indicam que uma ação do usuário é uma conversão. No GA4, você especifica um evento como uma conversão.
Aqui estão as principais diferenças entre os dois:
- As metas de UA contam apenas uma conversão por sessão.
- O GA4 conta toda vez que ocorre uma conversão de evento, mesmo que ocorra várias vezes durante a mesma sessão.
- Você pode criar até 20 metas por exibição do GA. No GA4, esse limite é de 30 conversões por propriedade.
- Existem algumas metas de UA que não são possíveis no GA4, por exemplo: metas inteligentes ou de duração.
Como ativar as medições aprimoradas no GA4
Antes de criar eventos, recomendamos configurar medições aprimoradas no Google Analytics 4.
O Google rastreia automaticamente alguns eventos, mas eles são limitados. A ativação de medições aprimoradas permite que o GA4 rastreie dados adicionais.
Para ativar as medições aprimoradas, vá para o painel do administrador clicando na engrenagem no canto inferior esquerdo do Google Analytics. Na sequência, clique em Fluxo de dados. Habilite a função “Métrica otimizada”.
Como configurar eventos para acompanhamento de conversões do GA4
Há duas maneiras de configurar conversões para rastreamento: transformar um evento pré-criado em uma conversão ou criar um novo evento e marcá-lo como uma conversão.
Ambos são relativamente simples de fazer, mas criar um novo evento permite que você defina mais parâmetros de evento, como rastrear um usuário que está na área geográfica de destino e baixar um white paper.
Mostrarei os dois métodos para configurar eventos e transformá-los em conversões.
Alterar um evento atual para uma conversão
O Google Analytics 4 rastreia automaticamente alguns eventos com parâmetros limitados. Isso inclui eventos como cliques em anúncios, exposição de anúncios, remoções de aplicativos, download de arquivos e pesquisa em sites.
Para visualizar eventos já existentes, faça login no Google Analytics 4 e clique em Configurar na barra lateral direita. Você verá uma lista completa de eventos. Procure o botão de alternância Marcar como conversão e ative-o. Clique em Conversões em Eventos e você verá a nova conversão adicionada à sua lista.
No entanto, os eventos rastreados automaticamente são bastante limitados. E se você quiser rastrear outros eventos ou definir parâmetros mais detalhados?
Nesse caso, você precisará criar um novo evento.
Nota : Você também pode modificar um evento atual, em vez de criar um novo. Mas atenção: isso substitui o evento atual.
Como criar uma conversão a partir de um novo evento
Para rastrear conversões personalizadas com mais (ou diferentes) parâmetros, você precisa criar um novo evento. Veja como fazer isso no GA4:
- Na barra de navegação esquerda, clique em Configurar > Eventos .
- Selecione Criar evento à direita, ao lado de Modificar evento.
- Um pop-up aparecerá; selecione Criar novamente.
- Preencha os detalhes e condições do evento e clique em Criar.
Digamos que você queira acompanhar as pessoas que preenchem um formulário em seu site e acompanhá-lo como uma conversão.
A maioria dos sites usa uma página de “obrigado” depois que um usuário preenche um formulário, portanto, acompanhar as visitas a essa página medirá os usuários que preencherem seus formulários.
Seguindo as etapas acima, você criaria um novo evento e adicionaria estas condições:
- Parâmetro : event_name
- Operador : igual
- Valor : page_views
Isso usa os parâmetros do evento de exibição de página que o GA4 já rastreia, o que significa que você não precisa mexer na codificação ou marcação. 🙌
Clique em “Adicionar uma condição” e adicione estas:
- Parâmetro : page_location
- Operador : igual
- Valor: Adicione a URL, neste caso pode ser /obrigado/
Você também deseja garantir que a caixa esteja marcada para “Copiar parâmetros do evento de origem”.
Para transformar este evento em uma conversão, você precisará esperar até que ele apareça em sua lista de eventos e, em seguida, ativar a opção Marcar como conversão ao lado de seu evento.
Observação : os eventos podem levar até 24 horas para serem preenchidos. Depois que seu evento estiver ativo, ele rastreará apenas os dados daqui para frente – não se aplicará aos dados históricos. (É por isso que configurar o GA4 agora é uma boa ideia, mesmo se você ainda estiver usando o Universal Analytics!)
Depois de criar o evento, você deve verificar se está funcionando. A maneira mais simples é procurar o evento nos relatórios em tempo real.
Clique em Relatórios > Tempo real e procure o cartão intitulado Contagem de eventos por nome do evento. Se o seu novo evento aparecer, ele está ativo. Lembre-se de que os eventos não são preenchidos imediatamente.
Para verificar se seu evento se transformou em uma conversão, procure o cartão de nome Conversão por evento.
Encontrar dados de conversão em relatórios do GA4
Você configurou suas conversões, mas como pode ver com que frequência os usuários realizam essas ações importantes? Existem várias maneiras de visualizar dados sobre conversões.
Os dados de conversão aparecem no relatório em tempo real muito rapidamente depois que o evento de conversão é acionado. Lembre-se de que novos eventos podem levar 24 horas para aparecer.
Você tem algumas opções para ver os dados de conversão no GA4.
- Exiba o relatório em tempo real em Relatório > Tempo real. Procure o cartão de nome Conversões por evento .
- Use a barra de pesquisa. Por exemplo, você pode pesquisar Conversão por dia ou conversão por país, e o Google Analytics exibirá os dados solicitados.
- Clique em Relatórios > Engajamento > Conversões para visualizar tabelas e gráficos sobre suas conversões.
O Google Analytics 4 é uma ferramenta poderosa para os profissionais de marketing B2B entenderem não apenas como os usuários interagem com um site, mas também quando e por que eles convertem. Ao configurar eventos como conversões, você obterá informações mais profundas sobre o que levou os clientes em potencial a dar o passo final no funil de marketing.
E o que vem depois? Se você usa o Google Ads, certifique-se de conectá-lo ao GA4. Isso permite que você exporte suas conversões e públicos-alvo do Google Analytics para melhorar os relatórios, a segmentação e os lances de anúncios.