Não importa quanto tempo você tenha mantido seu blog B2B, e quão bem-sucedido ele foi no passado – mesmo os blogs mais populares tendem a alcançar uma espécie de plateau eventualmente. Depois disso, nenhum esforço adicional colocado nesse blog parece ter algum impacto; o tráfego e o número de leitores se limitam aos níveis atuais ou até mesmo diminuem.
Se você está passando por isso, isso significa que você tem que adotar novas práticas. Aqui estão algumas abordagens que podem ajudar.
1. Atenha-se aos formatos de postagem de blog que mostraram ter maior sucesso
Nem todos os tipos de postagem de blog são criados iguais, e isso é especialmente verdadeiro para blogs B2B. Antes de escrever um conteúdo atraente, você deve entender as necessidades e preferências de seu público. Os leitores B2B buscam valor – eles querem informações úteis e acionáveis, apresentadas em um formato conciso e de fácil compreensão. Alguns tipos de postagem de blog funcionam melhor que outros nesses aspectos. Formatos efetivos incluem:
Guias para iniciantes: há muitos tópicos em qualquer setor que os iniciantes têm dificuldade em entender. Eles ficarão felizes em ler uma explicação detalhada de um especialista.
Listas de táticas: os profissionais estão sempre à procura de novas táticas úteis e acionáveis;
Descrições de processo: muito conteúdo online carece de profundidade. Muitas vezes, dicas de especialistas autoproclamados são vagas e gerais. Faça o oposto e forneça descrições detalhadas de processos, além de gráficos de suporte.
2. Contrate um profissional
Quais são seus objetivos de blog? Provavelmente, eles incluem aumentar o reconhecimento da marca, atrair novos clientes e encontrar novos parceiros. Mas você tem muitos recursos e vários canais para gerenciar, e… o blog pode não ser sua principal competência.
As melhores práticas em blogs evoluem continuamente e, para permanecer efetivo nesse campo, você precisa estudar e melhorar constantemente. Este pode ser o momento para tomar uma decisão: é mais eficaz dedicar seu tempo a isso, ou contratar alguém que já esteja dedicado a essa carreira?
3. Use formatação adequada
O conteúdo é rei, mas o rei deve ser apresentado corretamente. Portanto, você deve seguir regras de formatação específicas. Use um título conciso, claro e cativante – mantenha-o com menos de 70 (ou, melhor ainda, 60) caracteres, para que fique totalmente visível nos resultados da pesquisa. A maioria das pessoas decide se quer ou não ler um post pelo título, por isso certifique-se de que é o mais intrigante possível.
Use muitos espaços em branco e imagens. O espaço aberto faz com que o conteúdo textual pareça menos intimidante, enquanto os visuais são mais fáceis de perceber e processar. Use subtítulos, listas e texto em negrito para tornar sua postagem mais digitalizável. Inclua uma meta descrição descrevendo o assunto da sua postagem.
4. Crie estudos de caso
Os estudos de caso são um dos tipos mais eficazes de conteúdo em blogs B2B, por diversos motivos. Eles são únicos; enquanto se pode levantar um post geral teórico ou como postar de outro recurso e reutilizá-lo em sua totalidade (ou pelo menos partes dele), um estudo de caso é uma fusão de fatos, dados, situações da vida real e conclusões que não podem ser divididas em partes.
Então, quando as pessoas leem um estudo de caso, elas sabem que a história é provavelmente um conteúdo exclusivo que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. Aprenda a escrevê-los e dê aos seus leitores o que eles querem.
5. Crie longas séries de conteúdo
As pessoas costumam visitar blogs porque se interessam por um determinado conteúdo. Depois de ler, eles freqüentemente satisfazem sua curiosidade e saem para sempre. Você pode impedir que isso aconteça criando séries de conteúdo de longo prazo que levam semanas ou até meses para serem concluídas.
Quando alguém se depara com um post no meio dessa série, é provável que ele procure as entradas anteriores e se inscreva para ler as que virão depois.