O press release nada mais é que um termo diferente para marketing de conteúdo, e sua utilização pode trazer grandes benefícios, como maior presença online, visibilidade e geração de leads promissores.
Muitas empresas, no entanto, não usam essa ferramenta propriamente, investindo na produção de numerosos releases de eventos irrelevantes para a imprensa ou simplesmente deixando de dar notícias.
Confira essas dicas para usar essa ferramenta de assessoria de imprensa com sucesso:
Título atraente
O título do release é um dos elementos mais importantes. Sua elaboração deve levar em consideração propósitos de SEO e atratividade. No caso do SEO, vale a pena investir em uma palavra chave primária e, para cativar o jornalista, é importante pensar em um título informativo e interessante, que chame sua atenção ainda na linha de “Assunto” do e-mail.
Use fatos que confirmem suas afirmações
O release pode ser uma ótima ferramenta para expor as conquistas da empresa, mas jornalistas e seus leitores não ficarão tão empolgados com isso a menos que haja dados e exemplos para comprovar o impacto das metas alcançadas. Sem convencer claramente por que o leitor deve se importar com a informação divulgada, o release está “morto”.
Não seja promocional demais
É comum a equipe de marketing investir em assuntos autopromocionais, anunciando a quebra de um recorde de vendas ou o lançamento de um novo serviço. No entanto, muitas vezes os bons releases destacam as conquistas dos outros, como a contratação de um novo executivo, tratando de sua experiência e habilidades.
Use as aspas a seu favor
Sempre que for possível – e coerente -, é importante que o release conte com frases de funcionários chave ou outras pessoas relevantes. As aspas são úteis porque o nome do indivíduo costuma ter valor como palavra chave ou frase, principalmente se a pessoa é bem conhecida em sua indústria.
Além disso, no dia a dia corrido das redações, é comum vermos frases de press releases simplesmente cortadas e coladas em outras notícias. As aspas ajudam a contar um lado da história sem a pressão e o filtro de uma entrevista.