De acordo com o Benchmark Report de 2015 do Content Marketing Institute, 70% dos profissionais de marketing B2B estão criando mais conteúdo que no ano anterior, enquanto 60% dos profissionais de marketing B2C esperam que o budget para marketing de conteúdo cresça até 55% nos próximos 12 meses.
No meio de toda a euforia em torno do marketing de conteúdo, pouco se discute sobre o desperdício de material: o que fazer com conteúdos criados e nunca usados?
Segundo a empresa de pesquisa SiriusDecisions, entre 60% e 70% do conteúdo produzido pelas empresas B2B não são usados. Em todos os casos, discute-se a questão do custo: pelo menos 6% de budget está sendo desperdiçado em conteúdos criados e nunca usados ou distribuídos.
Conheça algumas maneiras de evitar o desperdício dos materiais de marketing de conteúdo:
Audite seu conteúdo
Tirar tempo para entender todo o conteúdo sendo criado é uma maneira de começar a pesquisar o que está sendo usado e o que é jogado fora.
Revise sua estratégia de conteúdo
De acordo com o estudo da Sirius, a principal culpada do desperdício é a falta de estratégia e objetivo. Cerca de 28% dos entrevistados disseram que seu processo de produção de conteúdo ainda estava na “idade das trevas”.
Use inteligência de conteúdo
Em um certo ponto, fica impraticável para a equipe de marketing analisar cada conteúdo, entender quais tópicos o material cobre e então lembrar-se de usá-lo em múltiplos canais digitais. Eventualmente essa tarefa deve ser entregue a outra equipe e a novas ferramentas tecnológicas.
No entanto, o material desperdiçado não é apenas um problema que o marketing deve consertar sozinho. No contexto B2B, há uma responsabilidade do time de vendas de usar o conteúdo produzido para engajar e nutrir leads.
Para que seja usado pelo time de vendas, no entanto, o conteúdo deve ter temas bem selecionados e fácil acesso. O ideal é que o conteúdo soe como as conversas que o time de vendas têm com os prospects e não como uma promoção de marketing.