Como funciona o algoritmo do Instagram? Essa é uma pergunta que ainda causa muita confusão desde que o Instagram descontinuou a opção do feed em ordem cronológica, em 2016. Melhor: como fazer com que o Instagram para B2B seja uma ferramenta de uso estratégico?

De acordo com o Instagram, existem 6 fatores-chave que influenciam o algoritmo para postagens de feed: interesse, relacionamento, pontualidade, frequência, seguidores e uso.

Fator #1: Interesse

Seu feed do Instagram não é apenas baseado em quem você segue, mas também nas contas e tipos de posts que você curtiu, de acordo com seu histórico. Quanto mais o algoritmo do Instagram achar que você vai “curtir” um certo tipo de post, maior será o seu feed.

Basicamente, o que você vê no seu feed é uma combinação de todos os seus comportamentos na rede social. As contas com as quais você mais interage, as pessoas que te marcam em fotos e, claro, o tipo de post que você curte e comenta.

É por isso que aparecer consistentemente no Instagram é tão importante. Ele envia sinais positivos para o algoritmo — e dá ao seu público mais oportunidades de interagir com seu conteúdo.

Outra estratégia que pode ser utilizada no Instagram para B2B é incentivar as pessoas a realizar uma determinada ação, como o “curta ou compartilhe”, por exemplo. Quanto mais o seu público for levado a clicar ou fazer algo, mais ele verá seus posts no feed.

Isso vale também para as interações silenciosas, como por exemplo, quando o usuário passa pelas fotos do seu carrossel.

Quais engajamentos são mais importantes para o algoritmo do Instagram?

Quando se trata de desempenho do feed, sabemos que o algoritmo prioriza o conteúdo que recebe mais engajamento. Mas quais são as métricas mais importantes dos engajamentos?

De acordo com o Instagram, os engajamentos mais importantes para o ranking de feeds são comentários, curtidas, recompartilhamentos e visualizações de vídeos, o que é realmente útil para saber como você planeja seus conteúdos e legendas.

Embora não esteja listado como um indicador chave de engajamento no momento, também pode valer a pena habilitar a função de salvar — especialmente porque os testes do Instagram escondem as curtidas em mais países.

Fator #2: Relacionamento

O algoritmo do Instagram elege as postagens dos seus amigos, familiares e contas importantes para o usuário para “criar” esse feed. De acordo com funcionários do Instagram, esse são os fatores que podem levar ao aparecimento mais constante:

  • Pessoas cujo conteúdo você gosta (possivelmente incluindo stories e vídeos ao vivo)
  • Pessoas para quem você envia mensagens
  • Pessoas que você procura
  • Pessoas que você conhece na vida real

O Instagram tentará calcular esse relacionamento (e seu nível de interesse) assim que você seguir alguém, mostrando seu conteúdo e monitorando como você interage com ele.

Fator #3: Pontualidade

O algoritmo não somente presta atenção no quanto de engajamento seu post no Instagram recebeu, mas também olha há quanto tempo a foto foi postada. “Quando” você posta é importante para que você possa visualizar sempre as últimas e mais interessantes postagens.

Ao encontrar o momento que mais funciona pra você para postagens na rede, você pode hackear o algoritmo para aumentar seu alcance e obter mais curtidas e seguidores.

Ou seja, se você postar em um momento em que seus seguidores estão online e mais ativos, a chance de aumentar as curtidas é maior.

Fator #4: Frequência

Com que frequência você abre o aplicativo do Instagram? Se você é um usuário assíduo, seu feed vai parecer em ordem mais cronológica, já que o Instagram tenta mostrar as melhores postagens desde sua última visita.

Mas, se você verifica o aplicativo ocasionalmente, seu feed será classificado de acordo com o que o algoritmo entende que você vai gostar, em vez de cronologicamente.

Fator #5: Seguidores

Quantas pessoas você segue na rede? Se você segue um monte de gente, então o Instagram tem mais opções para escolher e você provavelmente não verá todas as postagens de cada conta.

Além disso, pode valer a pena remover sistematicamente seguidores inativos ou “fantasmas”.

Se uma grande porcentagem de seus seguidores estiver inativa, ela pode estar fazendo mais mal do que bem para o ranking algorítmico da sua conta.

Fator #6: Uso

Se você passa muito tempo no Instagram, você vai ver mais posts à medida que o algoritmo se aprofunda em seu histórico de visualizações, e pode até ficar sem conteúdo novo para ver. Se isso ocorrer, serão mostradas sugestões de conteúdo de novas contas – com base em suas interações anteriores.

Se você gasta poucos minutos no aplicativo todos os dias, você apenas vai obter os destaques do dia a partir do algoritmo.

Como funciona o algoritmo do Instagram para os Stories

Normalmente, os Stories do Instagram, que aparecem no início do seu feed, são de contas com as quais você mais interage, seja através de curtidas, comentários, visualizações de stories, reações ou DMs (Mensagens Diretas).

O algoritmo do Instagram Stories também foca muito na pontualidade, pois quer garantir que está sempre mostrando as últimas atualizações de suas contas favoritas.

Se você interage regularmente com uma determinada conta, as atualizações dos stories aparecerão pra você sempre que postarem – mesmo que você já tenha visto todos os stories do dia anterior.

Então, com isso em mente, é uma boa ideia postar ter consistência no Instagram Stories.

Ao postar no Instagram Stories com mais frequência, você tem mais chances de alcançar os espectadores à medida que eles navegam em seus stories diários — e quanto mais visualizações você ganhar, melhor será o seu ranking. Felizmente, postar regularmente nos stories ficou muito mais fácil.

Como funciona o algoritmo no Instagram Explore

No geral, a página Explorar e o algoritmo de feed são bastante semelhantes — ambos fornecem conteúdo que o Instagram acha que você está mais interessado, com base em suas interações anteriores.

A página Explore está em constante evolução, com novas categorias de tópicos e funcionalidades avançadas de pesquisa sendo introduzidas o tempo todo.

Por exemplo, agora você pode pesquisar por palavras-chave, bem como hashtags, para descobrir feeds de conteúdo relevante:

Isso sugere que o algoritmo da página Explore leva em conta muito mais do que apenas as tags em suas postagens, mas também o conteúdo visual real e as palavras em sua legenda.

O algoritmo da página Explore está sempre tentando mostrar às pessoas o conteúdo mais relevante. Assim, ao compartilhar continuamente um ótimo conteúdo com legendas fortes e hashtags de nicho, você já está contribuindo para o seu ranking de páginas Explore.

Para resultados de pesquisa de hashtags, o Instagram dá preferência às postagens de melhor desempenho: esses posts são selecionados com base no engajamento (quantas curtidas e comentários o post recebeu) e na quantidade de competição para a hashtag.

Os resultados da pesquisa serão os mesmos para cada usuário que pesquisa uma hashtag específica, enquanto a página principal do Explore é adaptada aos seus interesses individuais.

Como funciona o algoritmo do Instagram para vídeos no Reels e IGTV

Para vídeos no IGTV e Reels do Instagram, o algoritmo privilegia o conteúdo das contas e tipo de postagem com as quais você mais interage.

Além do feed da home, o Instagram mostra os vídeos IGTV e Reels sugeridos em páginas relevantes do Explore, incluindo a nova guia Reels.

Isso se baseia no que o Instagram acha que você vai gostar, de acordo com um modelo de aprendizado de máquina.

Então, como você pode dar aos seus vídeos de IGTV e Reels a melhor chance de serem vistos por novos (e existentes) públicos? O truque é ajudá-los o máximo possível.

Para vídeos no IGTV, você pode compartilhar uma visualização de um minuto no seu feed do Instagram — aumentando a exposição inicial e enviando um sinal positivo para o algoritmo.

Para o Reels, sempre compartilhe no seu feed principal do Instagram e inclua várias hashtags para aumentar suas chances de ser descoberto.

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