Você acompanha as ações de marketing das empresas B2C? Pois saiba que a estratégia de marketing B2B tem uma série de diferenças, mas também muitos pontos em comum capazes de tornar a relação entre empresas mais humana.

Será que as tomadas de decisão no B2B são sempre racionais? Não necessariamente. Saiba o que é essencial ter na sua estratégia de marketing B2B para ser mais competitivo:

Invista no LinkedIn

O LinkedIn é essencial para que as empresas B2B construam sua marca no digital e gerem leads. É essencial que profissionais de marketing, representantes de vendas e executivos contribuam mantendo seus perfis de LinkedIn sempre atualizados com posts que mostrem sua expertise e compartilhando informações relevantes em grupos na rede social. As empresas podem iniciar seus próprios grupos, adotando um tópico interessante da indústria.

Conte histórias

No B2C, as marcas precisam criar conexões emocionais com o cliente e as narrativas são essenciais para isso. No marketing B2B, as narrativas também são importantes, mas o foco deve ser mais em como seus clientes podem economizar dinheiro ou melhorar processos de negócio com seu produto ou serviço do que em como eles sentirão prazer ao fazer isso.

A estrutura da narrativa pode ser simples: um problema, uma solução e o porquê de ser um sucesso.

Entenda o processo B2B

A estratégia de marketing B2B deve levar em consideração o processo de tomada de decisão do consumidor até efetuar a compra. No B2C, o processo é basicamente individual e a motivação é o prazer. Tudo é extremamente rápido.

No B2B, a decisão geralmente envolve um time de compradores, que vai desde os grupos funcionais que serão afetados pela compra até o financeiro, a TI e os executivos seniores. Esse processo também costuma ser bem mais longo, nenhuma empresa compra por impulso: elas avaliam todas as opções para escolher a que vai oferecer mais benefícios para o negócio.

Entender esse processo é essencial para criar uma estratégia de marketing B2B efetiva.

Produtos mais complexos

Vender um software que pretende dar às empresas mais agilidade em processos de negócio é bem mais complexo que vender uma barra de chocolate. Os produtos B2B são altamente técnicos e complexos, mas também precisam ser explicados de maneira simples, usando a mesma linguagem dos compradores.

Por isso, é importante garantir que o conteúdo tenha o nível técnico adequado. Muitas empresas no mundo B2B erram ao criar conteúdos técnicos demais, cheios de jargões. Contar uma história também inclui o uso de uma linguagem concisa que explica os produtos e serviços da maneira como falamos no dia a dia.

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