No último dia 15 de setembro, o Google fez mais uma mudança do seu algoritmo de Atualização de Conteúdo Útil. Em todo o mundo, gestores de tráfego relataram quedas que variaram entre 10% e 70% do tráfego orgânico do site. A atualização, em alguns casos, causou severas restrições. nos sites afetados.

Para o Google, o objetivo da atualização é promover conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas, e orientou os proprietários de sites afetados a revisar sua página de ajuda para obter informações sobre como autoavaliar o conteúdo caso se sintam impactados negativamente. O Google também deixou claro que esta atualização não seria revertida.

Basicamente, conteúdo gerado por IA, conteúdo programático usado para produzir muitas páginas inúteis, sites que cobrem todas as variações imagináveis ​​de um tópico sem fornecer informações úteis foram as mais atingidas. Mas, mais do que a dexindexação de conteúdo inútil, o Google fez um outro movimento, e focado na experiência do usuário.

Especialistas que acompanharam a atualização apontaram que aqueles sites cujos usuários são. bombardeados por anúncios de forma muito agressiva também foram afetados.

A evolução do algoritmo de Atualização de Conteúdo Útil

Na primeira atualização, ocorrida em agosto de 2022, os sites atingidos foram os mais flagrantes do ponto de vista da qualidade do conteúdo. Na época, o Google explicou que levava a sério o sistema de conteúdo útil e que continuaria a melhorá-lo, e que o sistema evoluiria com o tempo.

E evoluiu … a atualização de conteúdo útil de setembro de 2023 foi a mais poderosa até agora. De acordo com o próprio gigante das buscas, essa atualização tem um classificador aprimorado, e isso fica claro. O grande número de sites afetados é infinitamente maior. Além disso, o Google atualizou sua documentação em abril de 2023 sobre a experiência da página e incluiu especificamente essas informações em sua documentação sobre a criação de conteúdo útil.

Com essa atualização na documentação, o Google tirou a ênfase dos principais aspectos do Core Web Vitals, deixando claro que a experiência geral do usuário é o aspecto mais importante. Você pode ver claramente nas perguntas que o Google cobre uma gama mais ampla de problemas REAIS de experiência do usuário, em comparação com uma pontuação vital básica da web que pode estar a alguns milissegundos de distância.

Por exemplo, o Google cobre uma quantidade excessiva de anúncios que distraem ou interferem no conteúdo principal, intersticiais intrusivos, a facilidade com que os visitantes podem navegar ou localizar o conteúdo principal da página, os usuários conseguem distinguir facilmente o conteúdo principal de outro conteúdo na sua página, entre outros aspectos.

Mas calma lá…

Isso não significa que uma UX ruim vai destruir um site (mas certamente vai causar um considerável impacto negativo). Na realidade, é bem possível que o Google esteja utilizando o aprendizado de máquina dessa atualização, o que significa que está enviando muitos sinais para o sistema de aprendizado de máquina, que dita a ponderação desses sinais, o que, em última análise, dita as classificações.

O Google também forneceu um FAQ específico naquela postagem de abril sobre o sistema de conteúdo útil. Como você pode ver abaixo, o conteúdo é o foco, mas a UX desempenha um papel:

atualização de conteúdo útil

Então, sim, é muito provável que o foco da Atualização de Conteúdo Útil seja remover conteúdo inútil das SERPs, mas a experiência do usuário desempenha um papel importante.

Conteúdo útil também nao significa mais conteúdo

Além da questão da UX, obviamente temos que voltar ao cerne de todo esse problema, que é justamente o conteúdo.De acordo com o Google, se você está escrevendo conteúdo “apenas porque é algo que você acha que pode classificar”, na verdade não é algo que eles desejam classificar. Irônico, certo?

Isso está detalhado na parte “por que” da página “Como criar conteúdo confiável que prioriza as pessoas” do Google.

Esta atualização dá continuidade a uma série de mudanças que vemos no Google, onde o foco principal é elevar o conteúdo que é original, único ou que adiciona algo novo para os usuários realmente acharem útil e, por sua vez, útil. 

As questões de qualidade de conteúdo que o Google fornece aqui tornam-se cada vez mais valiosas a cada atualização. Como proprietário de um site, observe o conteúdo descartado. 

Agora, compare esse conteúdo com as 12 questões de qualidade de conteúdo que o Google apresenta para todos os editores.

Ao fazer sua auditoria de conteúdo e observar o que caiu, pergunte-se três perguntas simples:

  • O seu conteúdo foi escrito principalmente para leitores humanos ou de mecanismos de pesquisa? 
  • O seu conteúdo fornece insights exclusivos e valiosos que não estão disponíveis em outros lugares?

Se a resposta a alguma dessas perguntas for “não”, é hora de repensar esse conteúdo e removê-lo completamente do site.

Então, para resumir, sobreviver à última atualização do Google implica em dois pontos principais: conteúdo original, útil e “usável” pela sua audiência, e uma experiência de navegação agradável, com foco na experiência do usuário.  Se você precisa de ajuda para melhorar a qualidade de conteúdo do seu site, fale com a gente aqui.

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