A estratégia de email marketing é certamente uma das mais eficientes para promover um serviço ou produto de uma marca. De acordo com um estudo realizado pela Experian, o email possui um custo benefício 20 vezes maior do que outras formas tradicionais de advertising para o marketing digital para empresas.
O email marketing, porém, só funciona se os destinatários abrirem o email para checar o conteúdo. Veja a seguir cinco razões pelas quais usuários desistem de receber newsletters:
- Endereço de email irreconhecível
Se a pessoa que recebe o email não reconhece a fonte, há uma boa chance de ela simplesmente descadastrar o envio. Muitos e-mails hoje em dia são responsáveis por trazer vírus e outros softwares danosos, fazendo com que muitas pessoas tenham receio de abrir mensagens desconhecidas. Para evitar que isso aconteça, priorize sempre a inserção de um nome de remetente de sua empresa ou marca.
- Emails muito longos
Não cometa o erro de criar e-mails longos e cansativos. Estudos mostram que as pessoas estão menos dispostas a ler e-mails longos, o que pode resultar no descadastramento do usuário. Então, qual é o tamanho ideal da mensagem? Depende muito do tipo de mensagem que você pretende enviar, mas de uma maneira geral, tente não ultrapassar 750 palavras.
- Emails não são personalizados
Personalizar um email pode fazer toda a diferença na estratégia de marketing digital para empresas, criando uma conexão com seu destinatário e aumentando a chance de realizar uma conversão. Se você tiver uma lista com o nome de cada um de seus contatos, faça questão de usar sistemas automatizados para incluir o nome no corpo do email.
- Conteúdo irrelevante
Você precisa pensar muito no perfil de sua audiência e saber o que eles esperam ler ao desenvolver seus e-mails. Se você enviar mensagens irrelevantes, que não fazem sentido para seu público alvo, então certamente verá muitos usuários saindo de sua lista de emails.
- O destinatário não permitiu o envio do email
Uma das principais razões para usuários desistirem de receber newsletters, é porque eles nunca fizeram o cadastro autorizando o envio. Algumas empresas retiram e-mails de listas de vendas ao invés de coletá-las em formulários de cadastro. É importante não pagar por listas e priorizar a coleta de emails em estratégias de marketing digital para empresas.