No geral, estudos indicam que conteúdos mais longos costumam gerar mais engajamento e compartilhamentos do que os conteúdos mais concisos. No entanto, é equivocado achar que conteúdos longos são, necessariamente, o mesmo que bom marketing de conteúdo. Nem sempre um “textão” é o que sua empresa precisa para atrair seu público-alvo.

Os conteúdos mais longos (e de qualidade) geralmente atingem pessoas que estão procurando informações mais aprofundadas sobre um determinado assunto. Quando esse não é o caso, ele é bem pouco efetivo e, para confirmar essa afirmação, basta observar estatísticas que revelam a diminuição do tempo de atenção dos internautas, as taxas de abandono cada vez maiores e o percentual de visitantes que de fato leem esses longos conteúdos até o final.

Qual é o conteúdo certo?

O bom marketing de conteúdo deve atender às demandas dos usuários, respondendo suas perguntas e auxiliando em sua tomada de decisão para alcançar seus objetivos. Não basta ser longo, ele precisa ser de agradável consumo e oferecer uma boa experiência em todos os dispositivos, incluindo o mobile. O texto precisa oferecer a informação certa rapidamente.

Logo, “bom marketing de conteúdo” não é o mesmo que “textão”. A própria expressão “bom conteúdo” já pode ser considerada bastante subjetiva, pois o bom conteúdo depende de sua utilidade em relação aos objetivos da organização e seu público-alvo.

Crie o conteúdo certo

O bom marketing de conteúdo precisa ser útil e eficiente. De nada adianta escrever um manual de 10 páginas se seu conteúdo pode ser resumido em uma única imagem.

Em vez de aplicar a tática de investir em conteúdos longos para atingir quaisquer objetivos ou definir tamanho como medida de qualidade, as empresas precisam cruzar o conteúdo com as necessidades da audiência e seus objetivos. 1.300 palavras não são mais eficientes que 300 palavras na busca por bons resultados.

Que tal inserir mais assertividade em sua estratégia de marketing de conteúdo?

Entre em contato

Tel: + 11 2246.3613
R. Pais Leme, 215 - conj. 418 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05424-150
SEG-SEX 09:00 - 18:00