Sua estratégia de marketing e plano de marketing não são a mesma coisa. Uma estratégia de marketing responde às questões de “quando, onde e como” você deve competir. Um plano de marketing, por outro lado, é um documento de ação que especifica a atividade que você realizará e quando. Sua estratégia de marketing informa e orienta as ações do plano de marketing.

Sua estratégia de marketing B2B

Definir sua estratégia de marketing B2B é crucial para determinar “como, quando e onde” a sua empresa deve se posicionar competitivamente. Envolve identificar os mercados de negócios nos quais você deseja competir, determinar o momento de sua entrada nesses mercados e delinear como você se destacará de seus concorrentes nesses mercados.

Para diferenciar sua empresa de seus concorrentes, você precisa se concentrar na questão “como”. Isso significa decidir sobre a estratégia de posicionamento que definirá a experiência que você oferece aos seus clientes, os serviços que você oferece e o preço pelo qual você oferecerá esses serviços para fornecer um valor melhor do que seus concorrentes.

Seu mix de marketing deve ser definido em sua estratégia de marketing. Isso inclui os diferentes elementos que você usará para promover seu negócio, como produto, preço, promoção e local.

Perguntas sobre estratégia de marketing:

  1. Qual é o nosso propósito e por quais valores vivemos?
  2. Como seremos posicionados (em relação aos concorrentes)?
  3. Quem é o nosso mercado-alvo? (Onde vamos brincar?)
  4. Que serviços (valor) iremos oferecer e a que preço? (Como vamos vencer, Parte I?)
  5. Como vamos promover nosso valor? (Como vamos vencer, Parte II?)

Seu plano de marketing B2B

Seu plano de marketing é onde a estratégia é colocada em ação. … Observação: se não houver alocação de responsabilidades , KPI’s ou cronograma , você não  tem um plano de ação. 

Com a sua estratégia de marketing respondendo às questões da concorrência “quando, onde e como”, o seu plano de marketing cria uma série de projetos e planos de ação para atender objetivos de marketing específicos, como aumentar a receita em mercados definidos e aumentar a conscientização. Todo plano de marketing deve definir:

  • um conjunto de atividades/ações,
  • principais indicadores de desempenho (KPIs),
  • a pessoa ou pessoas responsáveis ​​por realizar cada ação, e
  • um prazo dentro do qual cada ação deve ocorrer.

Também deve haver um processo para monitorar e avaliar o sucesso das atividades de marketing para informar a melhoria contínua.

Os planos de marketing B2B geralmente mapeiam ações para o funil de vendas e definem ações que levarão diretamente a novas receitas de clientes novos e existentes. Eles se concentram em atrair visitantes para sites, convertendo esses visitantes em leads (registros capturados) e nutrindo esses leads até que estejam prontos para comprar.

Considerações sobre o plano de marketing:

  1. Marca – redesenvolver ou refinar a marca e a mensagem.
  2. Site – redesenvolva de acordo com a nova marca e otimize o site para capturar leads (otimizar a taxa de conversão).
  3. Plano social – desenvolver e implementar o compartilhamento social.
  4. Plano de conteúdo – defina e mapeie o conteúdo necessário para atrair e nutrir clientes potenciais.

Sua estratégia de marketing estabelece uma estrutura mais ampla para vencer, definindo quando, onde e como você irá competir, enquanto seu plano de marketing coloca a estratégia para funcionar e define como você executa sua estratégia de marketing, definindo as ações necessárias para atingir seus objetivos. Se você precisa de um plano de marketing que funciona, fale com a gente aqui.

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