As feiras sempre representaram uma grande parte do investimento de marketing para a indústria — e um dos principais canais para a geração de novos leads e conversão em vendas. Obviamente, o cenário de pandemia fez com que as feiras não acontecessem, ou se transformassem em eventos virtuais.

Não é surpresa, então, que os profissionais de marketing industrial tenham se voltado para as estratégias e táticas de marketing de conteúdo em grande escala.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute, e publicada recentemente, as estratégias digitais deram lugar aos eventos. Veja alguns números:

  • O uso de eventos virtuais / webinars / cursos online aumentou de 39% para 55% no ano passado.
  • Os eventos presenciais diminuíram de 65% para 38% no ano anterior.
  • Quase todos os fabricantes pesquisados ​​(91%) esperam que algumas das mudanças continuem em vigor no futuro próximo.

A grande questão é que, até 2020, a indústria dependia das feiras para vender quase o total da sua produção. Com toda a transformação, essas empresas tiveram que descobrir como atrair o seu lead digitalmente.

Tipos de conteúdo usados ​​pela indústria ontem e hoje

Houve algumas mudanças importantes nas táticas de marketing de conteúdo usadas pelos fornecedores industriais. Em 2019, as três principais táticas eram:

  1. Conteúdo de mídia social em 92%
  2. Vídeos (excluindo transmissão ao vivo) em 81%
  3. Newsletters em 74%

Em 2020, esse cenário mudou drasticamente. Newsletters passaram a ser o principal canal de comunicação da indústria, com 81% de adesão, seguido de postagens de blog e vídeos (ambos com 79%). Infográficos passaram a ser usados por 66% dos profissionais de marketing da indústria. Estudos de caso também passaram a ser explorados por 65% dos profissionais, e eventos virtuais foram utilizados em 55% dos casos.

No caso dos eventos virtuais (webinars, cursos online etc) – houve uma nítida explosão no primeiro semestre — no final do ano, o formato apresentou sinais de cansaço, com a adoção massiva – e o ritmo caiu.

Onde está o investimento em 2021

Duas áreas específicas nas quais os profissionais de marketing industrial devem se concentrar em 2021 são:

  1. Criação de conteúdo – 76%
  2. Melhorias no site – 73%
  3. Gestão de mídias sociais – 47%
  4. Jornada do cliente – 44%
  5. Eventos (digitais, presenciais ou híbridos) – 42%
  6. Distribuição de conteúdo – 39%

Importância do e-mail no marketing na indústria

O email marketing é e sempre foi uma parte importante do marketing de conteúdo. Com mais pessoas trabalhando em casa, o e-mail é a melhor maneira de se comunicar com clientes, fornecedores e funcionários.

De acordo com a pesquisa 2020 Smart Marketing for Engineers® publicado pela IEEE GlobalSpec e TREW Marketing, 59% dos engenheiros preferem se conectar por e-mail e 5% preferem conversar online. Somente 24% dessas pessoas com cargos técnicos preferem falar com um profissional de vendas por telefone, e apenas 8% disseram preferir visitas presenciais.

O e-mail perde apenas para a mídia social quando se trata da distribuição de conteúdo por profissionais de marketing industrial. Isso é importante porque você não pode contar apenas com o SEO orgânico para que seu público descubra novos conteúdos publicados em seu site ou blog. Veja quais foram os principais canais de distribuição de conteúdo utilizados pela indústria nos últimos 12 meses:

  1. Mídias sociais – 93%
  2. Email – 86%
  3. Blog Corporativo – 76%
  4. Eventos presenciais – 36%
  5. Guest posts – 32%
  6. Marketing de influência – 22%
  7. Podcasts – 5%

Tenho certeza de que você recebeu muitos convites por e-mail para se inscrever em webinars. O email é a forma mais comum e eficaz de promover seus eventos online. Após a pandemia, quando as feiras comerciais se tornarem seguras para comparecer pessoalmente, o marketing por e-mail será usado para comunicações pré e pós-feira, como no passado.

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