odo profissional de marketing quer que seu conteúdo torne-se viral. No mundo B2B, isso pode ser um pouco complicado, já que o material que você está criando tem que apresentar um imenso valor para outros negócios e também ter apelo com as massas, de uma maneira que gere compartilhamento. Vamos analisar a criação de conteúdo viral para melhorar sua performance.

Os elementos do conteúdo viral:

Difusão Broadcast – é a divulgação por veículos de massa como rádio e televisão; é a distribuição clássica.

Difusão Viral – quando uma mensagem é difundida online, por um site, blog ou post em rede social, é distribuído em um primeiro momento para as audiências imediatas. A partir desse momento, algumas audiências começam a compartilhar o conteúdo entre sua rede de amigos, que por sua vez  também compartilham, e por aí vai. Não há limites de quantas pessoas vão ver seu conteúdo. É essa maneira de divulgação que iremos abordar.

Para ser compartilhado, um conteúdo precisa de duas características:

  1. Fornecer valor/informação valiosa e imediata para seus seguidores
  2. Despertar emoções que provoquem o compartilhamento pela audiência

Fornecer valor em tempo real para todos é a matriz do viral B2B

Na discussão sobre conteúdo viral, o seu público-alvo deve incluir qualquer um que potencialmente assista seu vídeo, por exemplo. Integrando elementos como comédia e emoções seu conteúdo tende a ser eficaz, mas a questão não se resume a isso.

Você pode encontrar informações sobre listas, calls to action e outras estratégias. Mas é importante testar essas ferramentas para descobrir o que realmente funciona para o público que você quer atingir. O que funciona para um pode não funcionar para outro. Isso muitas vezes exige um processo de tentativa e erro.

Quatro gatilhos emocionais que podem despertar um compartilhamento viral

Há muitos gatilhos emocionais como humor, medo, choque de valores e controvérsias, que fazem as pessoas compartilharem a sua informação. Mas vamos focar nos gatilhos mais benéficos para o marketing B2B para manter o conteúdo relevante. São quatro elementos:

– Utilidade: é útil para o público que se destina?

– Conhecimento: vai agregar conhecimento à audiência ou os leitores sentirão que estão absorvendo informações relevantes?

– Inédito – a audiência vai sentir que está recebendo aquela informação pela primeira vez?

– Necessidade de pertencimento: o compartilhamento do conteúdo vai preencher a necessidade de pertencimento a um determinado grupo?

Se o seu conteúdo atender a todos os critérios acima, há uma grande chance de tornar-se viral. Procure garantir que seu post atende pelo menos um desses requisitos.

Em resumo, a criação de conteúdo viral no marketing B2B trata-se da distribuição do que você publica. Garantindo que o seu conteúdo forneça valor e desperte algumas emoções, há uma grande chance do seu post viralizar.

Entre em contato

Tel: + 11 2246.3613
Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1748 - Cj 1710 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04571-000
SEG-SEX 09:00 - 18:00