A popularização do marketing digital e de conteúdo no Brasil provocou um boom de serviços nessa área –afinal de contas, as estratégias digitais diminuem o custo com a publicidade tradicional e ajudam a aumentar a geração de negócios –sobretudo para o B2B. Mas como criar um conteúdo que tenha alta performance na web? Veja algumas dicas que separamos:

1- Crie títulos que realmente importam ao seu prospect
Utilizar técnicas “click bait” (que prometem uma coisa e entregam outra) é muito ruim. Isso porque o Google também usa como um fator de ranqueamento do seu site o tempo que as pessoas permanecem nele. Ou seja, quanto menos o usuário permanecer, pior será.

Outro “pecado” é usar palavras de call-to-action que já são velhas conhecidas dos usuários, como por exemplo “tudo o que você precisa saber”, “não deixe de ver” e palavras do gênero. Quanto mais jornalístico o conteúdo e o título, melhor. Outras dicas para manter a qualidade jornalística são: evitar frases muito longas, sem ponto final; criar textos em um tom muito formal, ou com maneirismos de língua que não são usados no dia a dia; fazer textos muito simplistas, ou muito técnicos; fazer textos longos mas “vazios” e sem conteúdo prático.

2- O Google se importa com a qualidade do texto
Muitas empresas contratam frilas ou geradores de conteúdo que vão prover uma informação de topo de funil –para o B2B isso é um problema. Mas o problema pode ser maior porque geralmente esses conteúdos também têm uma escrita pobre, e não são feitos a partir de uma boa técnica jornalística.

3- Use palavras-chave baseadas nos interesses da sua audiência
Antes de fazer qualquer planejamento de conteúdo, é importante apurar quais são as palavras-chave relacionadas ao comportamento de busca do prospect potencial. Em B2B, e mais propriamente no Brasil, não vai ser fácil apurar essas informações –o Google Trends, por exemplo, vai retornar zero na maior parte dos casos.

Neste caso, você pode contar com outras ferramentas –como o SEMRush e o Google para Webmasters – para tentar mapear quais são as palavras-chave que os seus usuários utilizam para descobrir o seu site, bem como as páginas dos seus concorrentes.

Outro ponto relevante –que você precisa levar em consideração—é que existem quatro tipos de busca que o usuário realiza na internet: navigacional, informacional, investigacional e transacional.

Na busca navigacional, o usuário procura por um site específico. Ou seja, ele vai ao Google digitar o nome da empresa/serviço/site que ele procura, e não tem intenção de buscar outros dados.

Já na busca informacional, o usuário vai em busca de informações sobre um determinado assunto ou tema geral em particular –cujo conteúdo estará em vários sites diferentes. Geralmente, a busca informacional, a partir de um ponto de vista de geração de leads, é feita durante os estágios iniciais do funil.

Por último, a busca transacional é quando a busca na web é utilizada para atingir outro fim, ou seja, obter o preço de algum produto ou serviço – por exemplo, quando o usuário digita a busca “comprar pneus modelo XYZ para carro”. Geralmente essas buscas são “long tail” e mais detalhadas.

Para B2B, em especial, é possível criar um funil de palavras-chave que esteja amarrado com o próprio funil de conteúdo que você criar – conteúdos de topo de funil podem  estar associados a palavras-chave mais gerais e ligadas a buscas informacionais, enquanto que conteúdos de fundo de funil podem estar mais conectados a palavras-chave transacionais.

É possível também combinar uma série de conteúdos dentro da mesma página – você pode, por exemplo, criar um conteúdo informacional para uma página que tenha um call to action transacional.

4- Não “enrole”
Como a exigência dos textos é cada vez maior, é natural que os redator acabe “se enrolando”, ou “enrolando” demais o próprio texto. É essencial que o texto também siga a regra clássica do jornalismo – com os primeiros parágrafos informando ao leitor o que ele terá de conteúdo pela frente. Uma técnica jornalística simples de ser seguida é o da pirâmide invertida – os primeiros parágrafos do texto trazem as informações mais essenciais, enquanto os parágrafos finais trazem o conteúdo detalhado, ou informações que não serão relevantes.

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