Hoje a comunicação é uma das ferramentas mais importantes no processo de prospecção de clientes. Uma empresa que está presente nos canais digitais utilizados pelo público-alvo e oferece informações relevantes, que ajudam nas soluções dos problemas do dia a dia, tem destaque muito maior comparando a outra que não o faz.

Dentro da jornada de compra, o conteúdo é um fator decisivo, principalmente para o B2B. Profissionais que buscam serviços para sua empresa, na maioria das vezes, realiza uma grande pesquisa antes de tomar qualquer decisão. E, nesse processo de avaliação, o bom conteúdo é um dos pontos que mais chamam a atenção desse profissional. Se a sua empresa oferece conteúdo de qualidade, que responde as dúvidas desse potencial cliente e é um reflexo da sua expertise, as chances de converter esse potencial em um cliente satisfeito são muito maiores.

Desenvolva conteúdo técnico e de qualidade

Antes de começar a produzir conteúdo para B2B, é importante ter conhecimento profundo sobre os assuntos que serão desenvolvidos. Pois um conteúdo ruim pode prejudicar de diversas formas uma empresa B2B e até um erro mínimo pode custar a reputação de uma empresa. Especialistas confiam em outros especialistas, portanto, um conteúdo técnico e informativo atrai o público-alvo e dá inicio a um relacionamento de confiança entre ele e a sua empresa.

O conteúdo para B2B precisa ser claro e objetivo, conter informações importantes sobre o mercado, tendências, soluções e novidades. Você pode falar sobre os produtos e serviços que a sua empresa oferece, mas isso deve ser feito de forma sutil e como uma das sugestões de como solucionar o problema abordado.  Os artigos devem ser técnicos e entendíveis, não podem deixar o leitor confuso ou com alguma dúvida, e precisam inspirar confiança no leitor.

Porém, isso não significa que o conteúdo do blog da sua empresa será chato e denso. A criatividade não pode ser deixada de lado no desenvolvimento dos artigos. É possível manter a seriedade e, ao mesmo tempo, criar textos mais dinâmicos e fáceis de entender, com infográficos e imagens ilustrativas que melhorem o visual textual e deixam a leitura mais leve.

Além de artigos educativos, profissionais também valorizam muito histórias de empresas que melhoraram seus resultados com o auxílio das soluções que a sua empresa oferece. Conte sobre seus casos de sucesso, descreva as vantagens que seus clientes obtiveram ao contratar seus serviços e, o mais importante de tudo, seja transparente.

Defina canais de comunicação

Saber onde seu público-alvo está dentro do ambiente digital é tão importante quanto a produção de conteúdo de qualidade. Se você não sabe qual o melhor canal de comunicação com o seu potencial cliente, não há como obter resultados com o que é trabalhado no blog.

Se o processo de criação da sua persona for realizado adequadamente, você saberá o que funciona para o seu potencial cliente. O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais eficazes para criar uma relação com o lead, pois garante que o seu conteúdo chegue até ele e permite segmentar seu mailing por nível de interesse. Além disso, é imprescindível estar presente nas principais redes sociais, pois, querendo ou não, o número de usuários não para de crescer e muitos potenciais clientes estão utilizando e, nem sempre, só para lazer.

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