O marketing farmacêutico é um conjunto de táticas de marketing online e offline no setor de Saúde com o objetivo de encontrar, reter e envolver pacientes. A estratégia combina uma variedade de canais para formar uma experiência perfeita para pacientes, médicos e todas as partes interessadas no processo de saúde. O marketing farmacêutico visa informar, educar e difundir a conscientização, ao mesmo tempo que facilita o trabalho dos profissionais de Saúde e melhora os resultados dos pacientes.

Ainda que no Brasil a indústria farmacêutica seja mais tradicional quando o assunto é o uso de estratégias digitais, separamos algumas dicas que podem ajudar a sua empresa no processo de digitalização da comunicação para o próximo ano. Conheça:

Conteúdo é a base

Na última década, o conteúdo ganhou muita importância em qualquer estratégia digital. No setor farma, um site rico em conteúdo melhora a experiência do paciente e, claro, é um ponto de importância na estratégia SEO.

Existem várias pesquisas que apontam que ao menos 33% dos pacientes vai assistir a um vídeo online antes de marcar uma consulta com seu médico, o que torna os vídeos um terreno primordial para o marketing de saúde.

Aparentemente, os pacientes não se contentam mais com uma descrição textual de sua doença. Por exemplo, alguém que pesquisa doença pulmonar obstrutiva crônica tem mais probabilidade de assistir a um vídeo do que ler o texto sobre o mesmo assunto.

SEO é essencial para o marketing farmacêutico

A otimização de mecanismos de pesquisa é o processo de adaptar seu conteúdo para que seja classificado melhor em mecanismos de pesquisa como o Google. Mas o que isso tem a ver com marketing farmacêutico e o setor de Saúde?

Uma em cada 20 pesquisas do Google no mundo está relacionada à saúde. Além disso, 80% dos usuários da Internet acessam a Internet para pesquisar termos relacionados à saúde.

Ao pensar em SEO, você deve ter em mente a intenção de pesquisa dos pacientes por marketing digital de saúde. Na primeira etapa, eles procuram um diagnóstico e, por exemplo, procuram sintomas de asma. Cumprida essa etapa, eles devem procurar uma solução e pesquisar um termo como pneumologista em São Paulo.

Essas pesquisas locais são a chave para atrair mais pacientes. Enquanto procuram uma solução imediata para o seu problema, os pacientes irão para as primeiras páginas dos resultados dos motores de pesquisa para consultar e marcar uma consulta em diferentes sistemas de saúde. Isso é fácil de usar e uma excelente tática para chegar à frente de um grande público de pacientes com pouco esforço.

Conteúdo otimizado para celular

Até algum tempo atrás, ter uma versão mobile do seu site era ótimo, mas não uma necessidade. No entanto, nos últimos tempos, os dispositivos móveis ultrapassaram os desktops e todos os outros dispositivos. Isso significa que os pacientes estão usando principalmente seus telefones para pesquisar informações de saúde e que seu site precisa ser configurado para uma experiência de navegação ideal e uma nova estratégia de marketing de saúde precisa ser implementada.

Além dos pacientes, os profissionais do setor de saúde também precisam se preocupar com o Google e outros mecanismos de pesquisa. Ter um site otimizado para celular costumava ser um benefício para uma boa classificação nos resultados de pesquisa.

Hoje em dia, o Google penaliza sites que não são otimizados para dispositivos móveis. Isso significa que ter um site que tenha uma ótima aparência e funcione bem em dispositivos móveis é a principal preocupação do marketing farmacêutico e continuará a ser um fator importante nos próximos anos. Como os médicos estão em movimento, eles estão constantemente ao telefone. Se o site da sua empresa não carregar corretamente, estão faltando imagens ou leva 20 segundos apenas para mostrar a página inicial – eles provavelmente sairão do site imediatamente e encontrarão as informações que procuravam em outro lugar.

Conclusão

As tendências de marketing farmacêutico não são muito diferentes das tendências de marketing digital em todos os setores. A chave para os profissionais de saúde avançarem em seus esforços de marketing é acompanhar as tendências atuais de marketing de saúde e aplicar as melhores práticas.

Vendo como a indústria farmacêutica tem uma reputação de ser lenta, é imperativo se atualizar, uma vez que os pacientes esperam ter a mesma experiência digital que em outras áreas na web.

Se você está procurando um parceiro de marketing farmacêutico confiável que possa trabalhar com você e ajudar a atrair, envolver e educar os pacientes, estamos aqui para ajudá-lo. Na Intelligenzia, temos quase uma década de experiência trabalhando com todas as partes interessadas da indústria farmacêutica em diferentes canais digitais e temos a experiência e o conhecimento para melhorar as campanhas de marketing de saúde para obter o máximo de resultados.

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