As redes sociais parecem ser o paraíso para divulgar a marca: são gratuitas, geram conhecimento sobre seu negócio e permitem que os interessados na sua empresa – que demonstram isso ao dar “curtir” ou “follow” – recebam informações de seus serviços e produtos. No entanto, por causa do algoritmo do Facebook, não é bem assim que funciona quando se trata da rede social.

Há alguns anos, os fãs de uma página podiam ver de fato o conteúdo postado por ela, mas hoje o cenário é bem diferente.

A evolução do feed de notícias do Facebook

Em 2009 a rede social de Mark Zuckerberg fez sua primeira grande mudança no feed de notícias. Até então, o recurso mostrava notícias em ordem cronológica e, depois de uma alteração no algoritmo do Facebook, passou a filtrar atividades em destaque e conteúdos ao vivo. O algoritmo classificava cada update com base no número de curtidas e comentários e nas interações do usuário com o autor do post.

Em 2013, o algoritmo do Facebook ficou bem mais sofisticado e complexo para atender ao objetivo de mostrar posts de alta qualidade. Em abril de 2015, conteúdos de amigos ganharam um peso bem maior no algoritmo e passaram a ser exibidos bem mais frequentemente que conteúdos de páginas.

Com todas essas mudanças, se antes os updates de uma página eram exibidos para 15% dos fãs, agora 10% (às vezes menos de 3%) têm acesso a esse conteúdo organicamente.

Como aumentar seu alcance no Facebook

Muitas marcas persistem na missão “impossível” de aumentar o alcance orgânico no Facebook. No entanto, a rede social tem deixado bem claro que “não existe mais almoço grátis”. Ter um produto atraente e um conteúdo social engajador desempenham um papel importante no sucesso da marca, no entanto, as mídias pagas também têm força.

De que adianta passar horas desenvolvendo a ideia mais perfeita e criativa para atingir seu público se o algoritmo do Facebook vai “derrubar” sua postagem? Não é o seu conteúdo que está falhando, mas o Facebook que está falhando ao entregar seu conteúdo aos fãs.

Depois de se esforçar para produzir um bom conteúdo, é hora de fazer com que seus fãs tenham acesso a ele. Para maximizar seu sucesso no Facebook e obter aquisição de clientes a longo prazo, é preciso investir.

Com boa estratégia de conteúdo e mídia e otimizações regulares, seu orçamento pode durar muito e sua empresa pode obter o melhor ROI.

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