O que é a “mobile-first indexing”?
Basicamente, é a forma com a qual os robôs de busca do Google buscam a informação. Antes, os robôs privilegiavam a busca por sites que tinham uma boa visualização em desktop. Agora, os sites preparados para o mobile terão uma indexação orgânica melhor.
Esse movimento do Google não é à toa. Só para se ter uma ideia, a maior parte dos sites apresenta um maior número de visitas vindos do mobile, e não do tracional desktop. Mesmo no B2B, o número de usuários mobile já chega a 20% e, no B2C esse número aumenta, na medida em que a porta de entrada desses sites são as mídias sociais –como Facebook e Instagram, este último claramente se tornando um dos maiores impulsionadores do e-commerce B2C.
No B2B, embora a maioria das buscas seja feita ainda no desktop (cerca de 80%) não significa que um site que não seja “mobile-ready” será bem indexado. Pelo contrário: sites com uma tecnologia mais antiga, ou que não passaram por uma revisão nos últimos quatro ou cinco anos sofrem com a desindexação, pela preferência do mecanismo de busca por sites mais modernizados.
Para acessar a documentação do Google para desenvolvedores a respeito do mobile-first indexing, clique aqui.