Hoje, o marketing digital orientado a dados depende muito mais do que apenas métricas individuais e desconectadas, como taxas de cliques, custo por aquisição (CPA) e retorno do investimento em publicidade (ROAS). Para justificar o investimento, os profissionais de marketing devem demonstrar aos tomadores de decisão como essas métricas se traduzem no resultado final. Para os profissionais de marketing de conteúdo, a medição do ROI é mais importante do que nunca. Mas você está fazendo certo?
Para empresas cujo crescimento depende da aquisição e nutrição de leads, suas métricas de marketing de conteúdo devem estar alinhadas a esses objetivos. Cada atividade que você faz, campanha que você executa ou teste A/B, precisa produzir um retorno sólido em seu tempo de marketing e investimento em ferramentas – ou seja, gerar um retorno positivo sobre o investimento.
A indústria de marketing de conteúdo deve crescer mais de US$ 417 bilhões entre 2021 e 2025. Isso significa que cada vez mais as empresas B2B estão apostando em marketing de conteúdo. Mas como calcular de maneira correta o ROI do marketing de conteúdo?
Um estudo da Hubspot apontou que profissionais de marketing de conteúdo que medem o ROI têm 12 vezes mais chances de gerar um retorno maior ano a ano. Veja algumas estatísticas que comprovam como uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode ser efetiva:
O retorno sobre o investimento (ROI) em marketing de conteúdo é como você pode medir a receita líquida positiva de seus investimentos em marketing de conteúdo após as despesas. A fórmula básica do ROI é:
Um bom ROI em marketing de conteúdo depende do seu setor, classificação e autoridade do seu domínio. Mas, se o seu cálculo de ROI resultar em um número maior que zero, você pelo menos empatou em seu investimento.
Em B2B, os números de ROI costumam ser altos – até por conta da natureza e valor dos contratos. Portanto, uma boa indicação é analisar um ROI de 3 a 4 vezes maior – se não mais alto.
Uma consideração que não é precificada em muitas estimativas de ROI é o valor da vida útil de um conteúdo em seu setor. Se o seu conteúdo estiver gerando tráfego e conversões de forma consistente por mais de três anos, seu ROI será, portanto, muito maior do que o estimado em um cronograma de 12 meses. Mas neste ponto em particular, é preciso levar em conta que esse conteúdo não pode ficar sem ser atualizado durante um longo tempo – caso contrário ele perde posições na busca do Google.
Uma maneira simples de estimar o valor de um conteúdo em seu setor é pegar o valor do tráfego da sua empresa e dos seus principais concorrentes, e dividir isso pelo número de postagens de conteúdo do site da empresa. É possível retirar essas informações de ferramentas como o Ahrefs e o SemRush.
Essas soluções costumam calcular o valor do valor do tráfego orgânico a partir de uma série de dados – o mais importante deles, obviamente, é o preço do termo na busca paga. Por isso, esses números costumam ser muito flutuantes (afinal de contas, pressões econômicas e de mercado também influem no valor das palavras-chave) — por isso, devem ser usados como referência.
Para auxiliar você na jornada de marketing de conteúdo, desenvolvemos uma calculadora de ROI de conteúdo, que leva em conta a quantidade de leads gerados, bem como o número aproximado de leads que a sua empresa recebe do orgânico.
A calculadora pode ser usada para estimar o ROI, mas não é garantia de que você terá sucesso em seus esforços de marketing de conteúdo. Se você deseja uma avaliação mais precisa de suas necessidades e ROI, entre em contato com a nossa equipe.
Para usar a nossa calculadora, preencha as informações abaixo com a maior acuracidade possível:
Hoje, o nível de concorrência do B2B com o uso de estratégias de conteúdo é muito alto — e já existe um volume considerável de conteúdo por aí (inclusive, de qualidade duvidosa). O lado positivo é que hoje a indexação do conteúdo orgânico pode acontecer muito rapidamente — desde que seja aliada à uma produção consistente de conteúdo nas mídias sociais e a uma boa estratégia de email marketing. Mais do que isso, a consistência na produção orgânica também melhora os valores pagos na busca paga.
Na Intelligenzia, consideramos um prazo médio de três a seis meses para começar a ver os primeiros resultados da estratégia de conteúdo. De qualquer maneira, sempre planejamos a estratégia para um período máximo de seis meses, justamente para que possamos renovar palavras-chave, termos de pesquisa e outros dados que usamos como matéria-prima para a formulação da estratégia. É muito importante levar os prazos em conta na hora de avaliar o ROI do marketing de conteúdo.
O que você escreve deve fornecer informações de valor para seu público-alvo. Essa informação pode ser redigida em uma história ou temperada com piadas, mas ainda precisa brilhar como o foco principal do conteúdo. Certifique-se de que cada tópico sobre o qual você escreve faça um cliente em potencial pensar: “Uau, eu realmente preciso ler isso” quando vir o título.
Mais do que isso: um problema sério no B2B é a superficialidade do conteúdo. É lógico que precisamos ter conteúdos de topo de funil, e conteúdos que atendam às necessidades do Google, de prover uma resposta rápida – mas eles precisam ser adequados ao nível de conhecimento do seu prospect potencial.
O tipo de pessoa interessada em ler conteúdo B2B também é o tipo de pessoa que está ocupada com seu próprio trabalho, e que não tem muito tempo extra em suas mãos. Como você chama a atenção dos compradores B2B e faz com que eles diminuam a velocidade por apenas um minuto para ler seu conteúdo na íntegra? É preciso que ele seja interessante. Usar humor, histórias curtas e um estilo de conversação tornam o conteúdo fácil e agradável de ler. É mais provável que o conteúdo seco e chato seja lido rapidamente em vez de realmente lido, o que não contribui para uma experiência agradável – ou memorável.
Humor e histórias entram em jogo aqui novamente. O que você provavelmente lembrará com mais detalhes sem esforço – uma história sobre o sucesso de uma empresa quando ela começou a usar um determinado serviço ou uma lista de fatos e números sobre esse serviço? Uma piada gentil sobre o quanto um produto é melhor do que seu concorrente, ou porcentagens e pesquisas mostrando as diferenças? Colocar as informações em uma forma divertida sempre aumentará a retenção e ajudará a criar confiança com os clientes existentes.
Mesmo que um post de blog B2B seja escrito de forma cativante, se o leitor não puder dizer para onde está indo após o primeiro ou dois parágrafos, ele o abandonará como uma perda de tempo. Chegar ao ponto rapidamente não significa escrever peças de conteúdo super curtas ou abrir mão de um estilo interessante – significa simplesmente que suas histórias e humor precisam ter um foco, um ponto, que fique claro desde o início.
Nem todos os estilos de escrita são criados iguais. Pode muito bem ser que suas primeiras tentativas de tornar seu conteúdo mais interessante não sejam bem recebidas pelo seu público. A maioria do marketing de conteúdo B2B leva algumas tentativas e erros antes que o melhor curso de ação seja estabelecido, então não tenha medo de experimentar. Observe suas análises para saber quando encontrou o estilo certo para seu público específico.
Certifique-se de que seu estilo de escrita se encaixa na marca da sua empresa e que os tipos de conteúdo que você está divulgando têm um propósito específico dentro do contexto de sua estratégia geral de marketing B2B . Criar conteúdo apenas porque todo mundo está fazendo isso não produzirá um ROI – apenas uma estratégia de conteúdo B2B cuidadosamente considerada que corresponda ao seu plano geral de negócios terá o resultado que você deseja.
O marketing de conteúdo tem um efeito duradouro e cumulativo e cria uma linha direta com clientes em potencial que pode entregar resultados por anos.
É importante ter a confiança de uma empresa para poder experimentar novas táticas de marketing de conteúdo a cada ano, enquanto mede, itera e melhora continuamente as campanhas e táticas.
Seja qual for o seu KPI, você precisa da abordagem e das ferramentas certas para medir e fornecer um ROI.
Conheça os serviços da Intelligenzia e veja como podemos aprimorar a sua estratégia de marketing de conteúdo.