Por que calcular o ROI do marketing de conteúdo?

A resposta mais simples para essa pergunta é: você precisa de boas métricas de marketing – números que os executivos da sua empresa entendam como estratégicos. Calcular o ROI do marketing de conteúdo ajuda você a demonstrar o valor dessa estratégia.

Hoje, o marketing digital orientado a dados depende muito mais do que apenas métricas individuais e desconectadas, como taxas de cliques, custo por aquisição (CPA) e retorno do investimento em publicidade (ROAS). Para justificar o investimento, os profissionais de marketing devem demonstrar aos tomadores de decisão como essas métricas se traduzem no resultado final. Para os profissionais de marketing de conteúdo, a medição do ROI é mais importante do que nunca. Mas você está fazendo certo?

Para empresas cujo crescimento depende da aquisição e nutrição de leads, suas métricas de marketing de conteúdo devem estar alinhadas a esses objetivos. Cada atividade que você faz, campanha que você executa ou teste A/B, precisa produzir um retorno sólido em seu tempo de marketing e investimento em ferramentas – ou seja, gerar um retorno positivo sobre o investimento.

Alguns números sobre o marketing de conteúdo

A indústria de marketing de conteúdo deve crescer mais de US$ 417 bilhões entre 2021 e 2025. Isso significa que cada vez mais as empresas B2B estão apostando em marketing de conteúdo. Mas como calcular de maneira correta o ROI do marketing de conteúdo?

Um estudo da Hubspot apontou que profissionais de marketing de conteúdo que medem o ROI têm 12 vezes mais chances de gerar um retorno maior ano a ano. Veja algumas estatísticas que comprovam como uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode ser efetiva:

  • O marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional, mas gera 3 vezes mais leads;
  • As três principais maneiras pelas quais os profissionais de marketing medem o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo são a análise de mídia social ( 67% ), o tráfego do site (63%) e o engajamento do site (49%);
  • Os principais objetivos para a execução de campanhas de marketing são o reconhecimento da marca ( 88% ) e a fidelização dos clientes existentes (50%);
  • As empresas relatam que sua principal prioridade de marketing é gerar mais leads;
  • Empresas com blogs criam 67% mais leads por mês do que empresas sem.

Como calcular o ROI do marketing de conteúdo

O retorno sobre o investimento (ROI) em marketing de conteúdo é como você pode medir a receita líquida positiva de seus investimentos em marketing de conteúdo após as despesas. A fórmula básica do ROI é:

roi do marketing de conteúdo

Um bom ROI em marketing de conteúdo depende do seu setor, classificação e autoridade do seu domínio. Mas, se o seu cálculo de ROI resultar em um número maior que zero, você pelo menos empatou em seu investimento.

Em B2B, os números de ROI costumam ser altos – até por conta da natureza e valor dos contratos. Portanto, uma boa indicação é analisar um ROI de 3 a 4 vezes maior – se não mais alto. 

Uma consideração que não é precificada em muitas estimativas de ROI é o valor da vida útil de um conteúdo em seu setor. Se o seu conteúdo estiver gerando tráfego e conversões de forma consistente por mais de três anos, seu ROI será, portanto, muito maior do que o estimado em um cronograma de 12 meses. Mas neste ponto em particular, é preciso levar em conta que esse conteúdo não pode ficar sem ser atualizado durante um longo tempo – caso contrário ele perde posições na busca do Google. 

Como calcular o valor do conteúdo no seu segmento

Uma maneira simples de estimar o valor de um conteúdo em seu setor é pegar o valor do tráfego da sua empresa e dos seus principais concorrentes, e dividir isso pelo número de postagens de conteúdo do site da empresa. É possível retirar essas informações de ferramentas como o Ahrefs e o SemRush. 

Essas soluções costumam calcular o valor do valor do tráfego orgânico a partir de uma série de dados – o mais importante deles, obviamente, é o preço do termo na busca paga. Por isso, esses números costumam ser muito flutuantes (afinal de contas, pressões econômicas e de mercado também influem no valor das palavras-chave) — por isso, devem ser usados como referência.

Usando a calculadora de ROI do marketing de conteúdo

Para auxiliar você na jornada de marketing de conteúdo, desenvolvemos uma calculadora de ROI de conteúdo, que leva em conta a quantidade de leads gerados, bem como o número aproximado de leads que a sua empresa recebe do orgânico. 

A calculadora pode ser usada para estimar o ROI, mas não é garantia de que você terá sucesso em seus esforços de marketing de conteúdo. Se você deseja uma avaliação mais precisa de suas necessidades e ROI, entre em contato com a nossa equipe.

Para usar a nossa calculadora, preencha as informações abaixo com a maior acuracidade possível:

Quanto tempo leva para ver resultados?

Hoje, o nível de concorrência do B2B com o uso de estratégias de conteúdo é muito alto — e já existe um volume considerável de conteúdo por aí (inclusive, de qualidade duvidosa). O lado positivo é que hoje a indexação do conteúdo orgânico pode acontecer muito rapidamente — desde que seja aliada à uma produção consistente de conteúdo nas mídias sociais e a uma boa estratégia de email marketing.  Mais do que isso, a consistência na produção orgânica também melhora os valores pagos na busca paga. 

Na Intelligenzia, consideramos um prazo médio de três a seis meses para começar a ver os primeiros resultados da estratégia de conteúdo. De qualquer maneira, sempre planejamos a estratégia para um período máximo de seis meses, justamente para que possamos renovar palavras-chave, termos de pesquisa e outros dados que usamos como matéria-prima para a formulação da estratégia. É muito importante levar os prazos em conta na hora de avaliar o ROI do marketing de conteúdo. 

Algumas dicas importantes para criar conteúdo B2B

O conteúdo precisa fornecer valor à sua audiência.

O que você escreve deve fornecer informações de valor para seu público-alvo. Essa informação pode ser redigida em uma história ou temperada com piadas, mas ainda precisa brilhar como o foco principal do conteúdo. Certifique-se de que cada tópico sobre o qual você escreve faça um cliente em potencial pensar: “Uau, eu realmente preciso ler isso” quando vir o título.

Mais do que isso: um problema sério no B2B é a superficialidade do conteúdo. É lógico que precisamos ter conteúdos de topo de funil, e conteúdos que atendam às necessidades do Google, de prover uma resposta rápida – mas eles precisam ser adequados ao nível de conhecimento do seu prospect potencial.

O conteúdo precisa ser fácil de ler.

O tipo de pessoa interessada em ler conteúdo B2B também é o tipo de pessoa que está ocupada com seu próprio trabalho, e que não tem muito tempo extra em suas mãos. Como você chama a atenção dos compradores B2B e faz com que eles diminuam a velocidade por apenas um minuto para ler seu conteúdo na íntegra? É preciso que ele seja interessante. Usar humor, histórias curtas e um estilo de conversação tornam o conteúdo fácil e agradável de ler. É mais provável que o conteúdo seco e chato seja lido rapidamente em vez de realmente lido, o que não contribui para uma experiência agradável – ou memorável.

O conteúdo B2B deve ser fácil de lembrar.

Humor e histórias entram em jogo aqui novamente. O que você provavelmente lembrará com mais detalhes sem esforço – uma história sobre o sucesso de uma empresa quando ela começou a usar um determinado serviço ou uma lista de fatos e números sobre esse serviço? Uma piada gentil sobre o quanto um produto é melhor do que seu concorrente, ou porcentagens e pesquisas mostrando as diferenças? Colocar as informações em uma forma divertida sempre aumentará a retenção e ajudará a criar confiança com os clientes existentes.

O conteúdo precisa chegar ao ponto rapidamente.

Mesmo que um post de blog B2B seja escrito de forma cativante, se o leitor não puder dizer para onde está indo após o primeiro ou dois parágrafos, ele o abandonará como uma perda de tempo. Chegar ao ponto rapidamente não significa escrever peças de conteúdo super curtas ou abrir mão de um estilo interessante – significa simplesmente que suas histórias e humor precisam ter um foco, um ponto, que fique claro desde o início.

O conteúdo B2B deve ser baseado em análises.

Nem todos os estilos de escrita são criados iguais. Pode muito bem ser que suas primeiras tentativas de tornar seu conteúdo mais interessante não sejam bem recebidas pelo seu público. A maioria do marketing de conteúdo B2B leva algumas tentativas e erros antes que o melhor curso de ação seja estabelecido, então não tenha medo de experimentar. Observe suas análises para saber quando encontrou o estilo certo para seu público específico.

O conteúdo B2B deve estar vinculado à estratégia geral de marketing da sua empresa.

Certifique-se de que seu estilo de escrita se encaixa na marca da sua empresa e que os tipos de conteúdo que você está divulgando têm um propósito específico dentro do contexto de sua estratégia geral de marketing B2B . Criar conteúdo apenas porque todo mundo está fazendo isso não produzirá um ROI – apenas uma estratégia de conteúdo B2B cuidadosamente considerada que corresponda ao seu plano geral de negócios terá o resultado que você deseja.

Conclusão

O marketing de conteúdo tem um efeito duradouro e cumulativo e cria uma linha direta com clientes em potencial que pode entregar resultados por anos.

É importante ter a confiança de uma empresa para poder experimentar novas táticas de marketing de conteúdo a cada ano, enquanto mede, itera e melhora continuamente as campanhas e táticas.

Seja qual for o seu KPI, você precisa da abordagem e das ferramentas certas para medir e fornecer um ROI.

Conheça os serviços da Intelligenzia e veja como podemos aprimorar a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Entre em contato

Tel: + 11 2246.3613
R. Pais Leme, 215 - conj. 418 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05424-150
SEG-SEX 09:00 - 18:00