O marketing industrial é um processo complexo que requer tempo, experiência e dinheiro para produzir resultados tangíveis, e leads de qualidade. Se tratando de engenheiros e profissionais técnicos, o desafio sempre foi grande, sem citar o Search Engine Optimization (SEO).
Quando falamos sobre experiências em diferentes empresas industriais, notamos que existem algumas dificuldades no marketing industrial para a geração de leads, principalmente se for um fabricante de sistemas complexos e personalizados que são considerados grandes aquisições ou CAPEX de projetos.
Objetivos do marketing industrial para fabricantes
Não é surpresa que o objetivo número um dos profissionais de marketing industrial é a Aquisição de Clientes. Esse tem sido o caso todos os anos, conforme o relatório da pesquisa. Os termos “Aquisição de Clientes” e “Geração de Demanda” podem parecer vagos e confusos, eles estão relacionados, mas separados. Há uma abundância (cerca de 179.000.000 de resultados) de artigos online disponíveis se você tiver demanda do Google x geração de leads.
Desafios no marketing industrial para os fabricantes
Você pensaria que a falta de recursos seria o desafio número um, mas fica bem próximo de medir com precisão o ROI. Este é um grande problema, porque não é apenas um problema de marketing, mas também tem um forte impacto na obtenção de adesão da administração e responsabilidade da equipe de marketing.
Canais de marketing utilizados pelos fabricantes
Você poderia pensar que com toda a conversa sobre marketing de conteúdo industrial , seria o canal preferido pela maioria dos fabricantes. A pesquisa constatou que 81% dos fabricantes usam uma abordagem equilibrada de mistura de marketing push/outbound e marketing pull/inbound. Isso não significa que os fabricantes estejam satisfeitos com o mix deles. Os profissionais de marketing industrial querem diversificar mais seu mix – apenas 24% estão satisfeitos com seu mix de marketing atual.
Alocação de orçamento entre canais
Aqui está a boa notícia: 31% dos entrevistados gastarão mais em marketing este ano do que no ano passado.
Como esses orçamentos maiores serão alocados entre os canais? Embora os fabricantes usem uma combinação de táticas push e pull, observe que algumas das táticas de marketing tradicionais ou de envio, como mala direta usando listas alugadas/compradas, publicidade em revistas comerciais e diretórios impressos, receberão uma parcela menor do orçamento total.
Uso de tecnologia em marketing industrial
IoT, AI e Industry 4.0 são algumas das tendências populares para a fábrica do futuro ou a fábrica inteligente. O marketing industrial pode se beneficiar da tecnologia? SIM!
A pontuação de leads e os e-mails personalizados automatizados para nutrir leads são dois dos principais benefícios da automação de marketing (MA). E esses recursos são obrigatórios para qualificar totalmente os clientes. O MA também fornece informações muito mais detalhadas sobre seus clientes do que o Google Analytics sozinho pode fazer.
Isso é particularmente importante para os fabricantes, pois eles precisam lidar com longos ciclos de vendas e interagir com várias partes interessadas em diferentes estágios da jornada do comprador. A MA pode otimizar seus esforços de marketing industrial, poupando-lhe uma quantidade considerável de tempo e eliminando algumas das suposições. No entanto, apenas 37% dos fabricantes estão usando MA, mas espera-se que esse número aumente à medida que essas empresas se sintam mais confortáveis usando a tecnologia de marketing.
Como fabricante, você quer maximizar cada dólar gasto em marketing industrial. Espero que este post com os resultados da pesquisa o ajude a otimizar seus esforços de marketing industrial para obter os melhores resultados.