Um plano de prospecção de clientes é essencial para que seu negócio cresça, especialmente se sua empresa ainda é pequena. Prospectar é fundamental para os pequenos negócios e ignorar essa etapa pode colocá-los em perigo.
O que aconteceria se seus dois ou três maiores clientes deixassem de comprar de você de repente? A maioria dos pequenos negócios consideraria uma perda desse tamanho, no mínimo, chocante. Por isso, um plano de prospecção de clientes é essencial para manter novas oportunidades sempre no radar.
A maioria das empresas tem dificuldades na prospecção, pois seus vendedores dificilmente se dedicam a essa tarefa, mesmo que ela seja essencial para que as vendas sejam bem-sucedidas. Veja algumas razões por que um plano de prospecção de clientes é essencial:
Toda venda começa com prospecção
Se você não prospecta regularmente, vai descobrir que suas atividades de vendas podem chegar a um impasse. Sua base de clientes provavelmente vai diminuir com o tempo devido a fatores como aposentadorias, realocações e falências, por isso, é importante que você tenha bons clientes para substituí-los.
Prospecção de clientes deve ser algo constante e nunca uma tarefa pontual, por isso, se seus vendedores não conseguem dedicar o tempo que essa atividade merece, talvez seja hora de contar com uma empresa parceira para auxiliar você nessa atividade, que precisa ser proativa.
Plano de prospecção de clientes proativo
Você não precisa esperar até que os negócios “esfriem” para buscar novas oportunidades. Para manter um plano de prospecção de clientes proativo, confira essas dicas:
Rastreie seu pipeline
Não fique dependendo de planilhas de Excel para fazer isso e invista mais em tecnologia. Use um CRM que ajude você a monitorar a saúde de seu pipeline. Com um CRM baseado na nuvem, por exemplo, você pode acessar e atualizar contatos e negociações de qualquer lugar.
Se você planeja contar com uma empresa parceira para montar um plano de prospecção de clientes, uma ferramenta desse tipo é fundamental para direcionar esforços, permitindo que sua empresa monitore o trabalho o tempo todo e guie seu fornecedor para executar tarefas da melhor maneira.
Automatize atividades de prospecção sempre que possível
Ao automatizar atividades de prospecção você economiza tempo e garante um fluxo contínuo de potenciais clientes. Uma boa maneira de fazer isso são os métodos de marketing digital que podem ajudá-lo a encontrar novos leads.
Isso não significa que você deve abandonar “velhas práticas”, como presença em eventos de networking e cold calls.
Conheça a metodologia da Intelligenzia
A Intelligenzia desenha estratégias para cada etapa do ciclo de compra em B2B, criando uma inteligência em vendas para o negócio. Conheça a metodologia:
- Levantamento de dados: Análise dos aspectos de mercado da empresa para definir a melhor estratégia de abordagem do cliente em potencial;
- Estratégia do funil: Criação de uma estratégia para gestão do funil até o agendamento da reunião – inclui implementação de correções em cada processo e treinamento individual e de equipes.
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