Para aqueles que trabalham na indústria do marketing, não há dúvidas. Marketing de conteúdo funciona.

Enquanto não há razão para duvidar do efeito positivo que gera, o marketing de conteúdo só é eficaz se for feito corretamente. Uma das formas de se fazer direito é fazer de forma consistente.

Woody Allen uma vez disse em tom de brincadeira que 80% do sucesso está apenas em aparecer. Para o marketing de conteúdo isso certamente é verdade.

A maioria dos esforços direcionados ao desenvolvimento do marketing de conteúdo não falha por qualidade ou quantidade, e sim, por falta de consistência.

Contudo, manter o esforço necessário para alcançar o sucesso no marketing de conteúdo é muito difícil. Felizmente, existem algumas táticas e estratégias simples que você pode seguir para ajudar na difícil missão de criar o conteúdo.

Se você é o responsável pela criação de conteúdo, essas dicas vão ajudá-lo a construir um ritmo consistente de marketing de conteúdo.

Conteúdo consistente depende de um ritmo ideal

Certamente toda estratégia de conteúdo exige algum tipo de regularidade para ser eficaz, porém, dependendo do tipo de conteúdo produzido e onde ele será disponibilizado, esta programação pode ser diferente.

No entanto, há certos ritmos básicos que geralmente representam um bom ponto de partida para trabalhar. Essas linhas de base são comumente lembradas e referidas usando o acrônimo da Regra 1-7-30-4-2-1.

Estes números referem-se à periodicidade com que os diferentes tipos de conteúdo devem ser liberados. Por exemplo, conteúdo das mídias sociais deve ser publicado diariamente e mensagens de blog uma vez por semana.

Embora essas diretrizes possam ser pontos de partida úteis, elas são apenas referências comuns.  O primeiro passo para determinar o ritmo que funciona melhor para o seu conteúdo é entender suas expectativas com a audiência do público e do tipo de conteúdo que você irá apresentar. James Hill, diretor de estratégia da agência  MCMurry/TMG explica muito bem na seguinte citação:

“Tudo se resume ao que motiva o público a buscar conteúdo (e quantas vezes) e como atender a essas necessidades”

Este método de construção de posts, e acompanhamento quando há picos de engajamento, pode realmente funcionar para qualquer tipo de conteúdo e canal

Se você criar o seu ritmo de maneira consistente, você chegará a um bom resultado, cujo limite será determinado por sua capacidade de manter a qualidade no conteúdo postado ou (um problema muito mais raro) de divulgar o material com maior frequência.

Criar uma zona de proteção

Usando o método descrito acima, você consegue chegar a uma forma viável para a produção de seu conteúdo. Afinal de contas, o ritmo ideal é aquele que consegue engajar e, acima de tudo, é sólido.

Embora este ritmo ideal funcione de acordo com aquilo que estiver ao seu alcance, ele só vai ficar mais fácil quando você adquirir o hábito.

Se você não levar em conta as possíveis lacunas na programação, você pode perder seu ritmo, um dos elementos mais importantes no marketing de conteúdo. Felizmente, existem algumas estratégias simples para fazer você retomar o foco quando tropeçar.

A mais importante dessas estratégias é estar em um ambiente confortável. Criar um ambiente confortável é simples na teoria, mas um pouco mais difícil na prática. A ideia é criar conteúdo suficiente para permitir que você ou sua equipe tenham uma janela de duas semanas no qual não foi possível criar nenhum conteúdo novo e ainda assim continuar o ritmo.

Antes de começar a pensar e distribuir um conteúdo específico, você deve manter a “máquina” da criação de conteúdo funcionando. Avalie seus recursos internos e crie um fluxo de trabalho com seu time. Ao ter pessoas, processos e tecnologias bem estruturadas, você realmente consegue manter uma disciplina necessária a longo prazo para a criação do conteúdo.

Em outras palavras, para manter um ritmo consistente de conteúdo, você e seu time precisam planejar com antecedência e de forma eficaz. Marketing de conteúdo não é algo que você descobre e não tem controle, é algo que você planeja ativamente e estrategicamente com o objetivo de gerar resultados efetivos.

Claro que haverá contratempos no meio do caminho, mas uma preparação adequada irá fazer com que você mantenha seu ritmo e nunca perca o “compasso”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *