Engajamento é a palavra que não sai da cabeça dos profissionais de marketing que lidam com conteúdo para B2B. Esse conteúdo precisa capturar a atenção e se destacar entre um mar de vídeos, posts, fotos, memes que bombardeiam a atenção do cliente a cada instante que ele navega pela internet.

Além do conteúdo, o profissional de marketing deve investir tempo em pesquisa e em como promove-lo para que seja visto e a que consiga engajar o usuário para que se torne um embaixador da marca.

Também é preciso entender quem se envolve com o conteúdo produzido e, assim, criar novas campanhas de conteúdo voltada às necessidades desse cliente.

Com o acompanhamento dessas interações, é possível:

  • Aumentar a geração de leads e conversões
  • Aumentar a possibilidade uma visita de retorno
  • Influenciar indiretamente a classificação em mecanismos de busca e palavras-chaves relevantes
  • Cultivar a fidelização
  • Estabelecer presença e visibilidade na Internet
  • Aumentar as “conversas” sobre a marca

Como engajar?

O primeiro passo é entender o usuário e avaliar se os métodos de SEO contribuem para que os mecanismos de busca examinem dados comportamentais quando os usuários acessarem páginas específicas, e, assim:

  1. Coletar cliques
    Com o Google Search Console é possível analisar a CTR das páginas e saber quais geram mais cliques a partir de resultados orgânicos. A ideia é otimizar a tag de título e a meta descrição para conquistar mais cliques. Para isso é preciso:- Inserir palavras-chave na tag de título e meta-description
    – Conhecer a intenção do usuário
    – Falar diretamente com o usuário
    – Oferecer informações que despertem interesse
    – Ser breve e consciso
  2. Otimizar o site e a capacidade de resposta
    Sites lentos afastam usuários. Sites que levam mais que três segundos para carregar são abandonados por 53% dos usuários
  3. Facilitar o uso
    Não importa ter conteúdo relevante se o caminho para o usuário encontra-lo é complicado. Simplificar a experiência do usuário (UX) e oferecer uma navegação que os direciona pelo caminho desejado contribui para aumentar as conversões. Quanto maior o número de caminhos levando ao conteúdo, maior a probabilidade de entregar valor ao usuário
  4. Ter um bom layout
    O SEO da página precisa estar otimizado para garantir relevância. É preciso prestar atenção ao número de palavras, espaços em branco, recursos visuais para transformar o conteúdo em algo atraente e fácil de consumir. Para isso é preciso:
    – Otimizar pontos focais de página com a regra dos terços
    – Usar imagens a cada dois ou três parágrafos
    – Usar gráficos
    – Usar imagens compactadas e otimizadas para tamanho, velocidade e SEO
    – Garantir que o site seja responsivo para diferentes dispositivos
  5. Otimizar o conteúdo
    O conteúdo precisa ser otimizado de acordo com o público-alvo. Se é um site de design de interiores, o visitante espera encontrar imagens dos projetos e não textos gigantes descrevendo mobiliário. É importante utilizar infográficos, vídeos, pesquisas, para apresentar um conteúdo novo e exclusivo, aumentando o engajamento.
  6. Ser uma autoridade
    Ao oferecer conteúdo de qualidade e com profundidade e apresentar valor aos visitantes, faz com que eles entendam que sua empresa é uma autoridade naquilo que está fazendo e, com isso, é possível a fidelidade à marca e o engajamento do cliente.

Esse envolvimento é crucial para melhorar a experiência do usuário e as taxas de conversão, além de desempenhar um papel importante na classificação dos mecanismos de busca.

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