Engajamento é a palavra que não sai da cabeça dos profissionais de marketing que lidam com conteúdo para B2B. Esse conteúdo precisa capturar a atenção e se destacar entre um mar de vídeos, posts, fotos, memes que bombardeiam a atenção do cliente a cada instante que ele navega pela internet.
Além do conteúdo, o profissional de marketing deve investir tempo em pesquisa e em como promove-lo para que seja visto e a que consiga engajar o usuário para que se torne um embaixador da marca.
Também é preciso entender quem se envolve com o conteúdo produzido e, assim, criar novas campanhas de conteúdo voltada às necessidades desse cliente.
Com o acompanhamento dessas interações, é possível:
- Aumentar a geração de leads e conversões
- Aumentar a possibilidade uma visita de retorno
- Influenciar indiretamente a classificação em mecanismos de busca e palavras-chaves relevantes
- Cultivar a fidelização
- Estabelecer presença e visibilidade na Internet
- Aumentar as “conversas” sobre a marca
Como engajar?
O primeiro passo é entender o usuário e avaliar se os métodos de SEO contribuem para que os mecanismos de busca examinem dados comportamentais quando os usuários acessarem páginas específicas, e, assim:
- Coletar cliques
Com o Google Search Console é possível analisar a CTR das páginas e saber quais geram mais cliques a partir de resultados orgânicos. A ideia é otimizar a tag de título e a meta descrição para conquistar mais cliques. Para isso é preciso:- Inserir palavras-chave na tag de título e meta-description
– Conhecer a intenção do usuário
– Falar diretamente com o usuário
– Oferecer informações que despertem interesse
– Ser breve e consciso - Otimizar o site e a capacidade de resposta
Sites lentos afastam usuários. Sites que levam mais que três segundos para carregar são abandonados por 53% dos usuários - Facilitar o uso
Não importa ter conteúdo relevante se o caminho para o usuário encontra-lo é complicado. Simplificar a experiência do usuário (UX) e oferecer uma navegação que os direciona pelo caminho desejado contribui para aumentar as conversões. Quanto maior o número de caminhos levando ao conteúdo, maior a probabilidade de entregar valor ao usuário - Ter um bom layout
O SEO da página precisa estar otimizado para garantir relevância. É preciso prestar atenção ao número de palavras, espaços em branco, recursos visuais para transformar o conteúdo em algo atraente e fácil de consumir. Para isso é preciso:
– Otimizar pontos focais de página com a regra dos terços
– Usar imagens a cada dois ou três parágrafos
– Usar gráficos
– Usar imagens compactadas e otimizadas para tamanho, velocidade e SEO
– Garantir que o site seja responsivo para diferentes dispositivos - Otimizar o conteúdo
O conteúdo precisa ser otimizado de acordo com o público-alvo. Se é um site de design de interiores, o visitante espera encontrar imagens dos projetos e não textos gigantes descrevendo mobiliário. É importante utilizar infográficos, vídeos, pesquisas, para apresentar um conteúdo novo e exclusivo, aumentando o engajamento. - Ser uma autoridade
Ao oferecer conteúdo de qualidade e com profundidade e apresentar valor aos visitantes, faz com que eles entendam que sua empresa é uma autoridade naquilo que está fazendo e, com isso, é possível a fidelidade à marca e o engajamento do cliente.
Esse envolvimento é crucial para melhorar a experiência do usuário e as taxas de conversão, além de desempenhar um papel importante na classificação dos mecanismos de busca.