Conteúdo gerado por usuários é uma estratégia de marketing arriscada, pois abre espaço para comentários negativos. Mas quando feita corretamente, pode ser mais bem sucedida que qualquer outra estratégia. O público das redes sociais gosta de coisas reais, da contribuição de seus amigos e conhecidos e da oportunidade de participarem da conversa. Seguem três passos para que você possa turbinar seu marketing de conteúdo:
1. Dê voz aos seus clientes
É tentador manter o controle absoluto de tudo que é comentado na página da sua empresa ou marca, mas os consumidores sabem a diferença entre um spam e conteúdo realmente rico. Cada vez mais, as pessoas estão mais interessadas em saber o que os outros consumidores têm a dizer do que em posts autopromocionais. Os clientes querem ser parte do diálogo.
Os profissionais de marketing devem ir além, não falar apenas sobre como o produto é fabuloso. A estratégia tem mais efeito quando permite que outros que não fazem parte da empresa digam o mesmo. Isso é conseguido com conversas e resenhas de consumidores reais.
2. Use táticas criativas que vão além dos números
Há dois grandes mitos em cima do marketing de conteúdo. O primeiro é que trata-se apenas de uma estratégia voltada a números e medida em palavras-chave, backlinks e retornos, sem preocupação com a qualidade do conteúdo ou destino. O segundo mito é que você deve direcionar essa estratégia em apenas uma direção: para o consumidor.
Práticas mecânicas de SEO podem aumentar a busca pela sua página, mas o conteúdo pobre não vai converter isso em novos leads ou clientes. O melhor é usar uma estratégia que atue de maneira bi-direcional, aproveitando o conteúdo gerado pelos usuários das redes.
3. Encontre uma conexão emocional
Os clientes estão mais propensos a ter uma conexão verdadeira com a sua marca se tiverem uma plataforma para interação. Essas conversas orgânicas são a base da criação de uma conexão emocional com os consumidores. Trata-se de valorizar o relacionamento com cliente para levar a um crescimento orgânico real.